×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE celebra 50 anos de história de olho no futuro

Hoje são mais de 2 mil colaboradores que atuam no Grupo, que é referência nacionalmente em padrões de qualidade

Especial J3
Por Ocinei Trindade
20 de abril de 2025 - 0h01
Fotos: Silvana Rust

Há exatamente 50 anos era inaugurado em Campos dos Goytacazes o Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia. No dia 20 de abril de 1975 começavam oficialmente as atividades do IMNE. Na ocasião, a equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares era pequena, assim como o espaço físico para o atendimento ao público. No ano seguinte, devido ao sucesso do empreendimento, a expansão foi iniciada por um de seus fundadores, o médico endocrinologista Herbert Sidney Neves. Cinco décadas depois, o IMNE se consolida como um grupo de empresas voltadas para a saúde da população da cidade e da região. São mais de dois mil colaboradores que trabalham e ajudam a salvar vidas. Milhares de histórias pessoais e profissionais se misturam com a história da instituição em meio século.

Diretor-presidente|Dr. Herbert Sidney Neves é médico endocrinologista

O diretor-presidente do Grupo IMNE, Herbert Sidney, lembra que o instituto recebeu a primeira obra de extensão em 1976 para atender aos pacientes de hemodiálise, oncologia clínica, quimioterapia, radioterapia, além da criação do serviço de internação, inicialmente com 50 leitos. Em 1985, foi criada a Clínica e Maternidade Lilia Neves, para corresponder à necessidade crescente na região de uma unidade equipada com alta tecnologia para os casos de obstetrícia, pediatria e ginecologia. A constante expansão de novos serviços resultou na inauguração do Hospital Geral Dr. Beda, em 16 de setembro de 1993. Na mesma época, foi criado o Plano de Saúde Ases.

A tecnologia de ponta e o trabalho de uma equipe altamente qualificada são pilares do sucesso do grupo, que reúne também o Beda Unidade II, Beda Prime, BedaLab, Beda Mais, CardioBeda, Centro Nicola Albano, Casa Nicola Albano, IMNE Oncologia, OncoBeda, Unacon, Centro de Tratamento Madre Teresa de Calcutá (Macaé), Casa Horizonte, Instituto do Câncer, Fisiocentro, Beda Imagem, Excelência Diagnóstico por Imagem, XY Diagnose, IMNEC, Ceplin, Nutrimed e J3News.

“Nestes 50 anos, a única mensagem que desejo transmitir — e faço isso com muito orgulho — é de agradecimento aos profissionais que atuam na área médica e a todos os que oferecem suporte a ela. Hoje, formamos um time cuja união e qualidade dificilmente se encontram em outras unidades. Acredito que, além de reconhecer e valorizar os profissionais em suas diversas especialidades, o que mais se destaca é a capacidade de resposta imediata diante de qualquer necessidade urgente, sempre com um atendimento qualificado — algo que já faz parte da essência dos médicos e de todos os profissionais que aqui trabalham”, diz o diretor-presidente do IMNE, Herbert Sidney Neves.

Tecnologia, pesquisa e medicina avançada
Desde a sua origem, o IMNE é associado ao que há de mais avançado em tecnologia voltada para a saúde dos pacientes, tornando-se referência em Campos e no Norte Fluminense. Para o empresário e médico Herbert Sidney Neves, em cinco décadas a medicina evoluiu numa rapidez extraordinária:

“Digo, com toda tranquilidade, que o Hospital Dr. Beda não perde em qualidade para nenhum hospital do Rio de Janeiro e de São Paulo. Recebemos a titulação ONA1 e trabalhamos para a ONA2, estamos entre os 100 melhores serviços de Medicina Intensiva do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Recentemente, nossa UTI conquistou o prêmio Top Performer. Isso é um reconhecimento espetacular. Nossas unidades contam com tecnologia de ponta. Em termos de imagem, comportamos três unidades de ressonância de última geração, dois tomógrafos de tecnologia avançada, além de 20 ultrassons de ponta. Decidimos criar o Beda Prime, que atende todas as necessidades do homem e da mulher, em termos de diagnósticos. Somos pioneiros no Norte Fluminense a implantar a cirurgia robótica, com centenas de procedimentos e excelentes resultados nos últimos dois anos”, disse o Dr. Herbert.

O IMNE também se destaca ao promover estudos e eventos científicos nas últimas décadas. No Hospital Dr. Beda, funciona um Centro de Estudos. Profissionais de diferentes áreas costumam se reunir para análises de casos, palestras e seminários. A instituição tem contado com a participação de grandes nomes da medicina do país em seus eventos. Um dos maiores destaques foi a presença do ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, já falecido, no fim dos anos 1990. Ele foi considerado um dos maiores cirurgiões torácicos do Brasil.

O Jubileu de Ouro do IMNE, ao longo deste ano, deve ser marcado também com a realização de eventos científicos relevantes em Campos dos Goytacazes. Em maio, será promovido na cidade o III Simpósio Internacional Fluminense de Oncologia, desenvolvido pelo Instituto do Câncer do Norte Fluminense e pelo OncoBeda. Desde a primeira edição, o diretor clínico do Hospital Beda, Diogo Neves, destaca a importância de elevar o conhecimento e o debate científicos, em intercâmbio de conhecimentos para médicos e diversos profissionais de saúde.

Martha Henriques

Colaboradores históricos
Ao longo de cinco décadas, milhares de colaboradores passaram pelas empresas do Grupo IMNE. Alguns deles se mantêm em atividades nos diversos setores e funções. A diretora administrativa Martha Henriques começou a trabalhar já nos primeiros anos da instituição. “Lembro que, quando cheguei em 1976, não tinha hospital, não tinha internação, era um espaço pequeno, uns 400 metros quadrados. A história do IMNE é muito importante, representa muito, é uma história da minha vida. Cheguei como recepcionista, fui crescendo com a empresa. Nossas dores, alegrias, vitórias, derrotas foram importantes para meu crescimento pessoal e profissional. O doutor Herbert é um homem visionário, sem limites para investir e para inovar”, diz.

Roseni da Matta iniciou sua carreira como técnica de enfermagem nos primeiros anos da empresa. “São quase 50 anos de atuação. Apesar de ter me aposentado, ainda presto serviços. O Beda faz parte de minha vida.” Outra veterana é Nilça Maria, que começou em 1979 no setor de secretaria e faturamento. “É um marco em minha vida. Representa tudo. Aqui aprendi muito e me desenvolvi.” A gerente do setor de Emergência, Conceição Andrade, está no IMNE desde 1980. “Comecei como atendente de enfermagem. Considero os 50 anos da instituição uma vitória. Campos era desprovida de saúde. Somos pioneiros em assistência privada na cidade”, comenta.

A gerente administrativa do Ases, Joelma Lopes, tem 44 anos de IMNE. “Sinto-me privilegiada trabalhando aqui, onde o meu crescimento pessoal e profissional acompanhou o crescimento da empresa.” O gerente financeiro do Ases, Renato Valle, começou em 1992. “Eu já acompanhava o grupo porque fui do setor bancário. Estar aqui nestes 50 anos me dá orgulho e muita satisfação”, diz.

O gerente de enfermagem, Godofredo Sá, está há 42 anos no IMNE. “Comecei na parte de oncologia, depois nefrologia. Gerencio a enfermagem do Beda há 25 anos. É um prazer fazer parte do grupo”, conta. A gerente do Centro Cirúrgico, Valéria Meireles, começou como auxiliar de enfermagem em 1992 na Maternidade Lilia Neves. “Tenho muito orgulho e emoção por ter chegado até aqui. É muito gratificante. Só tenho a agradecer”, revela. Para o médico intensivista Afonso Celso Faria, coordenador de UTI há 30 anos, o objetivo é oferecer o melhor aos pacientes. “É importante ter o reconhecimento dos profissionais de nosso setor, além da direção e gestão do hospital. Sinto gratidão por trabalhar em um lugar que nos permite desenvolver habilidades e atuar com excelência”, resume.

Com 33 anos de IMNE, a gerente de pessoal e recursos humanos Idinéa Rosa destaca a constante evolução da empresa. “Lá atrás, o setor tinha máquina de escrever e calculadoras. Hoje, tudo é informatizado. Com mais de dois mil colaboradores, somos uma instituição de grande porte em Campos. É um privilégio acompanhar a mudança e o crescimento a cada dia.” O gerente de transportes Jorge Paes faz parte do IMNE há 46 anos:
“Eu comecei com 19 anos como servente de limpeza. Fui telefonista e o primeiro motorista da empresa. Um dia, Dr. Herbert me confiou gerenciar a farmácia. Senti emoção de usar jaleco branco no setor depois de ser servente. Há seis anos, cuido do transporte. Sempre gostei da simplicidade com que a empresa me recebeu e se tornou familiar. Há muitas coisas vividas nesses anos. Meu conselho para quem está começando é cuidar da empresa como se fosse sua, procurar ser leal e unido. Estes 50 anos do IMNE se resumem em gratidão”, conclui.