×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Crianças internadas em hospital público do Rio participam de ação de Páscoa

Brincadeiras e distribuição de chocolates e bichinhos de crochê marcaram a ocasião

Saúde Pública
Por Redação
19 de abril de 2025 - 11h16
Coelho da Páscoa anima menina internada no Hospital Getúlio Vargas (Divulgação)

O Coelho da Páscoa proporcionou alegria e sorrisos às crianças internadas em unidades de atendimento da rede estadual de Saúde. No Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), a distribuição de caixas de bombons, pirulitos de chocolates, balas, blocos de desenhos para colorir e coelhinhas e coelhinhos de crochê “agitou” os pacientes do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) pediátrico, da enfermaria infantil e da emergência. A equipe de Enfermagem, usando orelhinhas de coelho, auxiliou na entrega das guloseimas e brindes.

“Esse tipo de atividade, como a distribuição dos chocolates pelo Coelho da Páscoa, ajuda a minimizar o estresse e a ansiedade das crianças que estão internadas em tratamento. É uma forma de atenuar e humanizar a estadia delas no hospital, ajudando ainda as famílias a superarem as dificuldades e levando alegria para as crianças”, afirma o diretor-geral do HEGV, Paulo Ricardo Lopes da Costa, ressaltando que as doações foram feitas por meio de empresários parceiros e são seguidas orientações nutricionais para que os pacientes possam consumir os chocolates.

O pequeno Davi Lucca Xavier, de 3 anos, foi um dos que mais se divertiu com a visita do Coelho da Páscoa. Ele não perdeu a chance de ficar no colo do simpático personagem durante a distribuição dos presentes na enfermaria infantil. Ao lado da mãe, Ana Clara Brandão, ele aproveitou para valer a visita inesperada.

“É a primeira vez que o Davi tem contato com um personagem real. Ele também gosta de pintar desenhos”, afirmou a mãe da criança, que está internada por conta de uma pneumonia desde o dia 14 de abril.

A menina Valentina Guimarães, de 7 anos, ficou encantada com os presentes de Páscoa, principalmente a coelhinha de crochê que ganhou. Ela até deu nome ao bichinho. “Vai se chamar Tália”, revelou, após dar um forte abraço no Coelho da Páscoa e não mais desgrudar do brinquedo. E também ficou admirada com a quantidade de guloseimas que recebeu: “Carácoles, tô cheia de chocolate. Vou até levar para casa para dividir com meu irmão Téo”. A pequena está internada no CTI pediátrico acompanhada da mãe Sabrina Guimarães, em função de uma crise de bronquite e asma.

Responsável por confeccionar os coelhinhos e coelhinhas de crochê, a técnica de Enfermagem Telma de Souza relata que a iniciativa compensa ao ver a alegria e os sorrisos nos rostos das crianças.

“Me coloco no lugar das mães que estão acompanhando os pacientes internados. Tudo que pode ser feito para dar alegria aos pequenos é gratificante”, afirma.

Já o menino Samuel Marques, 5 anos, adorou a surpresa ao ver o Coelho da Páscoa chegar perto de seu leito na enfermaria infantil. Ele tratou logo de tascar uma mordida no pirulito de chocolate que ganhou e deu até um pedaço para sua mãe, Géssica Silva de Paula. Samuel foi internado após ter febre e ficar desidratado.

O coordenador da Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Rafael Fornerolli, explica a importância dessas atividades. Ele lembra que o setor incentiva, há alguns anos, a comemoração de datas festivas dentro das unidades estaduais de saúde.

“A Páscoa é uma data muito especial, de cunho familiar, um momento de confraternização e reflexão. Criamos algumas ações lúdicas para os pacientes e suas famílias, com distribuição de doces e brinquedos, com a participação de personagens, como o Coelhinho da Páscoa”, afirma Fornerolli, destacando que as ações também envolvem os funcionários das unidades num momento de união e de grande acolhimento.

Roupinhas confeccionadas por funcionários também levam alegria às unidades de saúde

Além do Coelho da Páscoa, outra atividade que já é tradição nas unidades da rede estadual de saúde é a confecção de vestuário que representa o símbolo da data festiva. Esta quinta-feira, no Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, Região dos Lagos, foi dia de confeccionar roupinhas e toucas de malha tubular com amarração de orelha de coelhos para serem usadas pelas crianças internadas. Já no próximo dia 22, o coelho fará distribuição de chocolate para os pequenos pacientes.

No Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, na Baixada Fluminense, houve distribuição de bombons e os recém-nascidos internados na UTI neonatal foram fotografados com as orelhinhas de coelho confeccionadas no hospital. As fotos foram dadas de presente para as mães dos bebês como recordação. Também houve entrega de bombons para os colaboradores do hospital.

No Hospital Estadual da Criança (HEC), no bairro de Vila Valqueire, a equipe de recreação da unidade distribuiu caixas de bombons nos ambulatórios e enfermarias, junto com o Coelho da Páscoa, entre os dias 14 e 17.

Fonte: Secom