O fim de semana no Rio de Janeiro contou com a realização do X Congresso Internacional Oncologia D’Or, considerado um dos mais importantes eventos médicos e científicos brasileiros. Palestras e debates tiveram a participação de renomados profissionais e experientes pesquisadores do país e do exterior, no Onco in Rio. Integrantes da equipe multidisciplinar do Hospital Geral Dr. Beda também fizeram parte do encontro na capital fluminense.
Para a médica oncologista e paliativista Elizabeth Uhl, o Congresso Internacional Oncologia D’Or abordou temas relevantes sobre o tratamento de diferentes tipos de câncer, além de novidades e pesquisas referentes ao combate à doença.
“Como tem sido discutido a abordagem interdisciplinar de diversos casos de câncer de mama, de intestino, de pulmão, isso é muito importante contar com as análises de vários profissionais. Isto pode mudar as condutas, visando sempre o melhor cuidado. Também é necessário discutir comunicação com o avanço da tecnologia. Em uma das mesas, foi destacado a importância do cuidado integrado de vários profissionais imbuídos no cuidado de pacientes. A equipe interdisciplinar tem um papel fundamental junto ao paciente com câncer”, comentou a médica que faz parte do OncoBeda.
O X Congresso Internacional Oncologia D’Or foi realizado durante dois dias, sexta (4) e sábado (5). Entre os palestrantes de destaque, a médica Mariana Junqueira, coordenadora do Centro de Estudos da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, abordou em um dos módulos a Dor em Oncologia. Foram debatidos temas como inteligência artificial no tratamento de dor no câncer; imunoterapia, terapia alvo e impacto do tratamento na qualidade de vida; opióides; fitoterapia; protocolos de radioterapia analgésica aliados ao tratamento farmacológico.