O empreendedorismo na área da fisioterapia se destaca como um setor de inovação e gestão estratégica em Campos dos Goytacazes. À frente de três unidades especializadas – a Fisioclínica, a Fisioclínica Health e a Fisiostar –, a empresária e gestora Julia Neves compartilha sua experiência no ramo e a busca constante pela excelência no atendimento e nos serviços. Novas tecnologias e técnicas mais eficazes e humanizadas fazem parte do objetivo da rede, que, em 2025, completa 11 anos de atividades.
Julia Neves reflete sobre a velocidade das mudanças no mercado: “Hoje, tudo acontece de forma tão rápida. Busco sempre olhar para o agora, para o que podemos fazer para melhorar, sempre considerando o que já vivemos. Para uma empresa durar, ela precisa se observar, aprender e redirecionar a rota com base nos próprios erros, nas novas demandas do mundo, dos pacientes e do nosso time. Viver o presente, olhando para as necessidades e para as lições aprendidas, faz com que construamos os próximos anos.”
O compromisso com o bem-estar dos pacientes e o impacto social dos serviços prestados são fatores determinantes para o empreendimento. “O nosso ativo mais valioso são as pessoas. Por isso, buscamos sempre acolher nossa equipe, ouvir e entender suas necessidades. Por mais que invistamos em estrutura física e tecnologia, nunca podemos perder o foco no que realmente importa: as pessoas que fazem parte das nossas empresas.”
A Fisioclínica iniciou 2025 com posições de liderança, permitindo que mais profissionais assumam novos papéis e cresçam dentro da empresa. “Hoje, contamos com cerca de 50 fisioterapeutas e uma equipe de base que atua diretamente em nossas unidades, além de um grupo significativo de profissionais que prestam serviços e nos acompanham de forma contínua. No total, temos aproximadamente 100 colaboradores distribuídos entre nossas unidades”, explica Julia Neves.
De acordo com a gestora, é preciso atentar aos números e dados da empresa. Nas três clínicas, cerca de dois mil pacientes são atendidos por mês.
“A Fisioclínica é nossa unidade matriz. Surgiu da necessidade de um espaço maior para atendimento. Quando completou cinco anos, inauguramos a Fisioclínica Health, ampliando nossa atuação para outro bairro e atendendo a uma nova demanda de pacientes. Nessa unidade, além da fisioterapia, implantamos outros serviços, como atendimento médico, mas sempre mantendo a fisioterapia como nosso carro-chefe. Há dois anos, lançamos a Fisiostar, já com uma proposta voltada para o futuro e a expansão. A saúde está caminhando para um modelo mais acessível, especialmente diante da dificuldade crescente das pessoas em manter planos de saúde devido aos altos custos. A Fisiostar nasceu com o propósito de oferecer um atendimento social de qualidade a preços acessíveis”, destaca Julia.
A qualificação dos profissionais é o maior diferencial da Fisioclínica. “A fisioterapia tem avançado em diversas áreas, no tratamento de doenças oftalmológicas, desequilíbrios, labirintite, entre outras. Nossa equipe conta com profissionais altamente especializados para garantir mais qualidade de vida aos pacientes. Todos os dias, nós acordamos com o objetivo de ajudá-los a viver sem limites. Olhar para eles chegando aqui com grandes dificuldades de andar, com tantas limitações, e vê-los saindo daqui conseguindo andar, correr e fazer as coisas que os deixam felizes, essa é a nossa grande missão”, conclui Julia Neves.