×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Organização da Bienal do Livro de Campos se reúne com entidades e escritores

Um encontro remoto abordou uma série de ações e esclarecimentos da 12ª edição do evento após reclamações de alguns autores

Literatura
Por Redação
21 de fevereiro de 2025 - 7h20

Bienal do Livro em Campos no ano de 2022 (Foto:Silvana Rust/Arquivo)

A 12ª Bienal do Livro de Campos, que ocorrerá de 28 de março a 6 de abril no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), está na reta final de planejamento. Nesta quinta-feira (20), a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, realizou uma videoconferência com representantes de entidades literárias e escritores do município. Na quinta-feira (20), o J3News publicou matéria sobre queixas de escritores campistas sobre a organização do evento (leia aqui)

O encontro remoto teve como objetivo esclarecer dúvidas, ouvir demandas e apresentar iniciativas voltadas à valorização dos escritores locais. A programação oficial do evento será divulgada em breve.

“Estamos concluindo a organização da primeira Bienal de Campos viabilizada, em grande parte, por meio de leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet. Para os escritores do município, promoveremos encontros com autores de renome nacional e ofereceremos um espaço para lançamentos de livros. Além disso, entidades literárias locais disponibilizarão seus estandes para essas atividades. Em breve, divulgaremos um Formulário Digital para que os escritores interessados possam se inscrever e participar da Bienal autografando suas obras. Nossa Bienal será um momento de celebração”, afirmou Fernanda Campos.

Participantes da reunião remota da FCJOL, entidades e escritores (Reprodução)

A reunião contou com a participação da secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, e de importantes nomes do cenário literário local. Entre os presentes estavam Carlos Augusto Souto de Alencar, presidente da Academia Pedralva Letras e Artes; Ronaldo Júnior, presidente da Academia Campista de Letras (ACL); Wellington Cordeiro, presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC); Sol Figueiredo, presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campos dos Goytacazes; e Gleyde Costa, vice-presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT) – Seção Campos e do Café Literário Antônio Roberto Fernandes. Também participaram Nana Rangel, representante da Curadoria da Bienal, e Andréa Sodré, assessora jurídica da FCJOL.

Entre os escritores que estiveram presentes na videoconferência, destacam-se Ana Souza, Helvio Cordeiro, Luna Affonso, Wilson Heidenfelder, Edda Barreto e Cristiele Lemos. O evento promete ser um marco para a literatura campista, fortalecendo a cena cultural da cidade e incentivando novos talentos.

Fonte: Secom

LEIA TAMBÉM

Escritores de Campos se queixam da organização da Bienal do Livro