A Clínica Novos Rumos é referência em saúde mental em Campos dos Goytacazes e região. Oferece um ambiente acolhedor e humanizado, onde cada paciente é tratado com dedicação. A ampla gama de serviços inclui atendimento psiquiátrico e psicológico de alta qualidade, além de terapias complementares cuidadosamente planejadas, como programas de reabilitação personalizados e grupos de apoio. O médico e diretor da instituição, Cláudio Teixeira, destaca, ainda, a promoção de eventos que fazem parte do Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre cuidados com a saúde mental.
Para o doutor Claudio, o Janeiro Branco promove debates, reduz preconceitos e incentiva a procura por suporte especializado. “A campanha destaca a necessidade de compreender e cuidar das emoções, além de adotar hábitos que melhorem o bem-estar psicológico. Ela também visa prevenir problemas emocionais por meio da informação e do incentivo ao autocuidado, ressaltando que a saúde mental é uma peça essencial para uma vida saudável e equilibrada”, diz.
Na Clínica Novos Rumos, cada detalhe é pensado para promover o bem-estar emocional, sempre respeitando as individualidades e necessidades de cada pessoa. “Nosso objetivo é proporcionar um cuidado personalizado, garantindo acolhimento e excelência em cada etapa do tratamento. Nossa prioridade é ajudar a encontrar equilíbrio, saúde e qualidade de vida”, comenta o diretor da instituição.
Ao priorizar o bem-estar e a saúde mental dos pacientes, a Clínica Novos Rumos atua com atendimentos especializados em dois formatos: ambulatorial e em regime de hospital-dia. Atende aos principais convênios e a modalidade particular. Sua equipe multidisciplinar é altamente qualificada, composta por nove psiquiatras, sete psicólogos, dois assistentes sociais, duas enfermeiras, uma psicopedagoga, uma farmacêutica, um profissional de educação física e um arteterapeuta, além de uma grande equipe de apoio que atua de forma integrada para atender com eficiência às necessidades de cada paciente. “Juntos, nossos profissionais trabalham para oferecer um atendimento completo e inovador, com foco na recuperação e na qualidade de vida de nossos pacientes”, destaca Cláudio Teixeira.
A médica psiquiatra Lana Maria considera prevenir transtornos emocionais e mentais diante de rotinas estressantes. “A prevenção dos transtornos psiquiátricos passa por exercícios físicos e mudança na alimentação, pois alguns alimentos contribuem para o aumento de neurotransmissores. É preciso exercitar-se de alguma maneira, mas também fazer pausas no trabalho ao longo do período. Acompanhamento de um psicólogo é indicado. O indivíduo deve atentar para a gestão do seu tempo, separando muito bem família, saúde, trabalho, amigos, colocando cada tópico com a prioridade devida. Buscar alguém para falar e conversar é um fator que ajuda e muito”, resume.
De acordo com os especialistas, o preconceito em relação aos transtornos mentais persiste em grande parte devido à falta de conhecimento e à perpetuação de estigmas que associam essas condições à fraqueza ou incapacidade. Para superar esses obstáculos, é essencial promover iniciativas educativas que apresentem a saúde mental como um aspecto natural e importante da vida. Campanhas como o Janeiro Branco, rodas de conversa e histórias de superação ajudam a normalizar o tema. Buscar tratamento é um ato de autocuidado e força.
“A conscientização sobre saúde mental deve ser um esforço contínuo, com ações que fortaleçam o bem-estar em diferentes esferas da sociedade, como escolas, empresas e comunidades. O uso estratégico das redes sociais para disseminar informações confiáveis pode atingir um público ainda maior, reforçando que cuidar da saúde emocional é uma necessidade de todos os dias”, conclui Cláudio Teixeira.