×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fisioterapia para uma vida saudável

Manter o corpo bem alinhado facilita o hábito da atividade física

J3 Saúde
Por Redação
26 de janeiro de 2025 - 5h00
Júlia Neves (Foto: Silvana Rust)

Com a chegada de um novo ano, as promessas relacionadas à saúde também se renovam. E a fisioterapia pode ser uma grande aliada para ajudar a manter essas promessas ao longo do ano. De acordo com a fisioterapeuta e diretora da FisioClínica, Júlia Neves, a fisioterapia pode potencializar a qualidade de vida e bem estar ao ser incluída no planejamento e cuidados com a saúde.

Fotos: Divulgação

Incluir fisioterapia ao traçar metas de saúde para o novo ano é uma estratégia certeira, confor Júlia aponta. “Não adianta querer começar a fazer exercícios se há alguma dor ou limitação física. É super importante se adequar antes de iniciar para evitar frustrações”, explica, citando como exemplo a necessidade de fortalecer as articulações antes de iniciar atividades físicas, especialmente em pessoas com baixa musculatura.

A fisioterapia também desempenha um papel importante na prevenção de problemas de saúde. “Todas as atividades do dia a dia, como sentar, dormir ou trabalhar, podem nos desorganizar de alguma forma. É importante fazer uma manutenção e cuidar das nossas dores para que elas não virem doenças”, alerta Júlia.

Embora a fisioterapia seja frequentemente associada ao tratamento de dores, Júlia defende a importância de utilizá-la de forma preventiva. ” É preciso estar sempre com o alongamento em dia, com as articulações bem lubrificadas, fortalecidas, e, sempre que tiver qualquer tipo de incômodo, não demorar a fazer um exercício físico”, diz.

Além da prevenção e do tratamento de lesões, a fisioterapia é uma ferramenta versátil que atua em diversas áreas da saúde. “Hoje tudo está envolvido com algum tipo de atividade muscular, desde os olhos, na fisioterapia oftalmológica, até a face, em colaboração com dentistas. A fisioterapia atende cabeça, pescoço, coluna, ombros e até pode ser utilizada no tratamento de edemas, sempre em conjunto com outros profissionais de saúde”, conclui.