O delegado Ronaldo Andrade Cavalcante assumiu a titularidade da 146ª Delegacia de Polícia (DP) de Guarus, em Campos dos Goytacazes. Ele substituiu o delegado Carlos Augusto Guimarães, que agora assume a 143ª DP, em Itaperuna (leia aqui).
Ronaldo Andrade Cavalcante já passou por Campos antes, quando atuou na 134ª DP, em 2020. Ele esteve à frente da 128ª DP de Rio das Ostras nos últimos anos. A unidade alcançou altas taxas de investigações concluídas e prisões realizadas. O desempenho da delegacia rendeu premiações pelo sistema de metas do Estado do Rio de Janeiro, incluindo o terceiro lugar no segundo semestre de 2023, e o segundo no primeiro semestre de 2024.
Entre os casos de maior repercussão liderados por ele está a resolução do desaparecimento da médica Glaubênia Serpa Pinto, cujo corpo foi encontrado enterrado no quintal de sua casa. A investigação resultou na prisão do autor do crime e ganhou ampla visibilidade nacional. Outro destaque foi a operação “TOY”, em 2019, que desarticulou uma das facções criminosas mais violentas de Rio das Ostras, com 38 mandados judiciais cumpridos em parceria com o Ministério Público.
Ao assumir a 146ª DP, o delegado Ronaldo Andrade tem desafios de liderar unidade em uma área com altos índices de violência. A prioridade será intensificar o combate ao tráfico de drogas e reduzir crimes como roubos e homicídios, que afetam diretamente a população.
Em Rio das Ostras, conseguimos números significativos por meio de um esforço conjunto. Aqui, pretendemos aplicar a mesma estratégia, contando com o apoio do 8º BPM, da Secretaria Municipal de Segurança e do Centro de Controle Operacional”, acrescentou.