×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Milagres pelos caminhos

.

Opinião
Por Redação
12 de janeiro de 2025 - 0h01
Foto: Josh

A Festa de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista completa 292 anos em 15 de janeiro, se reafirmando como um dos principais eventos católicos do estado do Rio de Janeiro mobilizando milhares de peregrinos que em comum seguem o caminho da fé.

A chamada Caminhada de Santo Amaro tem um percurso de 30 quilômetros. A maioria dos devotos faz esse caminho a pé, mas cresce também o chamado grupo do pedal. Em exercício de fé, sem competitividade, e o pódio é o altar do Santuário onde todos chegam para agradecer as graças alcançadas.

O Dia de Santo Amaro virou feriado municipal, o que ilustra bem a influência do Santo da Baixada em toda a Planície Goitacá. O Caminho de Santo Amaro hoje faz parte do calendário do Turismo Religioso, com o projeto “Caminhos da Fé”.

No percurso que leva ao Santuário, pela RJ- 216, o caminho passa por 22 igrejas católicas, entre elas a mais antiga, a de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, fundada há mais de 400 anos. Destaca-se também o Mosteiro de São Bento e a Capela de Nossa Senhora do Rosário de Campo Limpo.

Acerta a prefeitura de Campos, através da Secretaria de Turismo, ao dar o merecido valor ao “Caminhos da Fé”, com infraestrutura que vai desde a segurança dos que caminham ou pedalam pela estrada até a organização dos festejos.

“Caminhos da Fé” está entre os 20 melhores roteiros de turismo do estado do Rio de Janeiro. Com um QR Code, consegue-se ler em português, inglês e espanhol e isso ilustra bem o alcance da festa que não para de crescer.

Conhecido como milagroso, Santo Amaro tem sido ao longo desses quase três séculos uma das manifestações mais expressivas da fé católica no município, tanto que seu templo ganhou o status de Santuário.

Prefeitura, Sebrae e outros atores caminham na direção certa para que essa manifestação de fé se amplie. Esse é o caminho.