Pesquisadores que desejam consultar documentos do acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho podem agendar sua visita através dos canais de comunicação disponibilizados pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail arquivodecampos2001@gmail.com ou pelo WhatsApp (22) 98179-4405. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Solar do Colégio, localizado na Rodovia Sérgio Viana Barroso, em Tócos, na Baixada Campista.
Para realizar o agendamento, é necessário solicitar o Protocolo de Pesquisa. Após recebê-lo, o pesquisador deve preenchê-lo com informações detalhadas sobre a pesquisa desejada e aceitar os termos estabelecidos para consulta. Com o pedido aprovado, será confirmada a data da visita.
“Mesmo com o início da preparação para a instalação da sobrecobertura do Solar, continuamos atendendo normalmente, mediante agendamento e seguindo os protocolos indicados. Nosso acervo é uma referência e permanece à disposição dos pesquisadores”, destaca Rafaela Machado, coordenadora do Arquivo.
ACERVO
O Arquivo Público Municipal mantém sob sua guarda diversos fundos documentais, sendo o maior deles o Fundo Fórum Municipal, obtido por meio de convênio com o Tribunal de Justiça. Entre os principais e mais consultados estão: Diário Oficial, Periódicos, Fundo Câmara Municipal, Acervos Particulares (como os de Godofredo Tinoco e Cardoso de Mello), Sindicato da Indústria Açucareira e Iconografia.
DESTAQUES DE 2024
No último ano, o Arquivo realizou importantes trabalhos técnicos, incluindo identificação, higienização, descrição, planilhamento, inserção em banco de dados, contenção e acondicionamento de documentos.
“Processamos seis caixas de documentos avulsos da Administração Pública (Câmara Municipal e Prefeitura), somando 22 caixas, com registros predominantemente dos séculos XVIII, XIX e XX”, explica Rafaela.
Além disso, foram tratados cerca de 399 caixas contendo 6.572 documentos de nove tipologias, totalizando 342.544 folhas. No Depósito 2, onde estão armazenados processos cíveis, foi concluído o tratamento técnico emergencial de 7.640 processos, divididos em 45 tipologias e 390 caixas, abrangendo 171.108 páginas.
Fonte: Secom/PMCG