O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra iniciou, na segunda-feira (6), o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa), que seguirá até sexta-feira (10). O objetivo é coletar dados para orientar as ações dos agentes de saúde nos mutirões que ocorrerão ainda este mês e em fevereiro. O LIRAa é realizado poucos dias após o trabalho de estratificação automática das áreas prioritárias para o controle da dengue, realizado pela equipe do NCZ nos dias 2 e 3 de janeiro.
Independentemente do resultado do LIRAa, o primeiro mutirão de prevenção e combate à Dengue está marcado para o dia 17 de janeiro. Serão sete mutirões no total, com seis deles programados para as sextas-feiras e o último na quarta-feira, 26 de fevereiro. A lista de bairros e localidades que serão atendidos nos mutirões será divulgada gradualmente pela comunicação oficial da Prefeitura, sites de notícias e rádios da cidade.
Em 2024, o município registrou 268 casos confirmados de Dengue, com os maiores picos ocorrendo em março e abril, quando foram confirmados 64 e 60 casos, respectivamente. No entanto, após as ações de combate e condições meteorológicas mais favoráveis, os números diminuíram. Nos últimos três meses do ano, foi registrado apenas um caso da doença.