Fernanda Torres fez história neste domingo (5) ao vencer o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em filme de drama, por sua atuação no longa “Ainda Estou Aqui”.
A atriz brasileira superou concorrentes de peso, como Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”) e Pamela Anderson (“The Last Showgirl”).
Dirigido por Walter Salles e produzido pelo Globoplay, o filme retrata a vida de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar no Brasil.
Homenagem emocionante
Ao receber a estatueta das mãos de Viola Davis, Fernanda emocionou a plateia ao dedicar o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, que também integra o elenco do filme:
“Quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não imaginam… Há 25 anos, ela estava aqui. Isso prova que a arte é capaz de atravessar o tempo e permanecer nas vidas das pessoas, mesmo nos momentos mais difíceis, como os enfrentados por Eunice Paiva.”
A atriz também destacou a relevância do filme no contexto atual: “Enquanto vemos tanto medo no mundo, este filme nos ajudou a refletir sobre como resistir em tempos desafiadores.”
Fernanda ainda agradeceu ao diretor Walter Salles, exaltando sua parceria de longa data: “Que história incrível, Walter!”
Uma conquista histórica
Essa é a primeira vitória brasileira no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil”, estrelado por Fernanda Montenegro, venceu como melhor filme em língua estrangeira.
Reconhecimento internacional
Em entrevista à GloboNews, Fernanda celebrou o sucesso da campanha internacional de divulgação do filme, que impulsionou sua visibilidade durante a temporada de premiações. “Foi um trabalho intenso. Meu nome ganhou força com a ajuda de veículos como ‘Variety’, ‘Collider’ e ‘Deadline’. Foi uma campanha belíssima”, comentou.
Embora “Ainda Estou Aqui” também tenha sido indicado na categoria de melhor filme em língua não inglesa, o prêmio foi para o francês “Emilia Pérez”, que liderou as indicações da noite.
O caminho para o Oscar
O Globo de Ouro é considerado um termômetro para o Oscar, e a vitória de Fernanda pode aumentar suas chances de uma indicação. Segundo a revista Variety, o prêmio consolidou a posição da atriz na corrida por outras estatuetas.
As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 17 de janeiro, e a cerimônia está marcada para 2 de março de 2025. “Ainda Estou Aqui” já figura entre os pré-indicados ao prêmio de melhor filme internacional, mas ainda não se sabe se Fernanda Torres será nomeada na categoria de melhor atriz, que não possui uma lista preliminar.
Com informações do G1