O prefeito Wladimir Garotinho anunciou, na manhã desta segunda-feira (6), que o Cartão Recomeçar foi liberado para ser entregue às vítimas das enchentes que atingiram o distrito de Santo Eduardo e outros pontos do município em março de 2024. Ao todo, serão atendidas 562 famílias. Confira a relação completa dos beneficiários (clique aqui).
A entrega será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A primeira ocorrerá no dia 13 de janeiro, próxima segunda-feira, na praça principal de Santo Eduardo, às 14h. A segunda remessa de cartões, que será destinada às famílias que residem em outros locais que foram afetados, será no dia 14, terça-feira, no auditório da Prefeitura, também às 14h.
“O Cartão Recomeçar foi finalmente liberado para ser entregue às pessoas vítimas das enchentes e estamos programando a entrega para os dias 13 e 14 de janeiro. Agradeço ao governador Cláudio Castro em nome das 562 famílias que serão beneficiadas. É com parceria que avançamos e ajudamos as pessoas”, disse o prefeito através de sua rede social.
O Cartão Recomeçar é um benefício de R$ 3 mil, que será pago em parcela única pelo Governo do Estado. O dinheiro servirá para a reconstrução da residência daqueles que foram afetados, com a compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos.
Em Santo Eduardo, cerca de 3 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelo forte temporal que alagou e inundou ruas e casas no final de março de 2024. Além do Cartão Recomeçar, a Prefeitura, para atender a população do distrito, realizou outras ações para diminuir os impactos da enchente, como o Fundecam Calamidade, que liberou o crédito de R$ 210 mil para ajudar os microempreendedores individuais e os microempresários a retomarem suas atividades, e o Saque Calamidade, benefício do Governo Federal e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, destinado aos trabalhadores que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, fala sobre a importância das ações para as famílias que de alguma forma foram atingidas pelo temporal em março passado. “Desde as primeiras horas daquela enchente, as nossas equipes técnicas foram enviadas para Santo Eduardo e outros pontos do município que estavam em situação crítica. Levamos o essencial, como água, cestas básicas, produtos de higiene e roupas, que eram o que as pessoas mais precisavam naquele momento. Após as primeiras semanas, esses benefícios também foram fundamentais para aquelas famílias que perderam seus pertences. Assim como os outros programas liberados pelo município e também pela Caixa, o Cartão Recomeçar será de grande importância para essas famílias, de fato, recomeçarem suas vidas”, disse.