×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Wladimir e ministra da Saúde debatem aumento do teto da média e alta complexidade

Diversas especialidades médicas como cardiologia, oncologia, ortopedia, nefrologia e hemodinâmica estão relacionadas

Política
Por Redação
13 de dezembro de 2024 - 7h35
Ministra da Saúde Nísia Trindade e o prefeito Wladimir em Brasília (Reprodução)


O prefeito Wladimir Garotinho se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (12), para tratar do andamento do processo de aumento do teto de custeio do financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC), que o município de Campos dos Goytacazes recebe através do Governo Federal.

O encontro foi anunciado pelo prefeito através das redes sociais. “Tive uma agenda com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, tratando sobre o aumento do teto de repasse de Média e Alta Complexidade para Campos e sobre outros cofinanciamentos importantes para o atendimento à população. A saúde pública é sempre um desafio, ainda mais em uma cidade que é polo regional como a nossa”, escreveu o prefeito que acrescentou: “Seguimos trabalhando muito e buscando novos recursos, vamos em frente”.

Os atendimentos de média e alta complexidade são procedimentos hospitalares e ambulatoriais de diversas especialidades médicas, como, por exemplo, cardiologia, oncologia, ortopedia, nefrologia e hemodinâmica.

Em fevereiro, o prefeito também esteve na capital do país, quando se reuniu com o então assessor do Ministério da Saúde, Chico d’Ângelo, que considerou justa a solicitação de aumento do financiamento federal, uma vez que Campos é um município polo em média e alta complexidade. O repasse para custeio do teto MAC é mensal e, atualmente, o município de Campos custeia, com recurso do tesouro municipal, um valor maior do que o repassando pelo Governo Federal.

“A ampliação do teto MAC é extremamente importante para o município e já foi solicitado ao Governo Federal desde 2023”, disse o secretário de Saúde Paulo Hirano.

Fonte: Secom/PMCG