×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Boletim estadual mantém tendência de aumento nos indicadores da Covid

Secretaria de Estado de Saúde reforça importância de manter a vacinação e as medidas de prevenção e controle em dia

Saúde Pública
Por Redação
4 de dezembro de 2024 - 8h25

Foto Ilustração/Arquivo

A nova edição do Panorama Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgada nesta terça-feira (3), mantém a tendência de aumento nos indicadores precoces da doença, considerando as quatro últimas semanas epidemiológicas. Houve aumento em cinco dos oito indicadores na Semana Epidemiológica (SE) 47, que compreende o período de 17 a 23 de novembro, quando comparados à semana 43 (20 a 26 de outubro).

Para as taxas de positividade dos testes rápidos de antígeno, a tendência é de aumento tanto nas amostras analisadas pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), quanto pelo sistema particular de laboratórios Dasa, desde a SE 43. A taxa de positividade do teste RT-PCR apresenta aumento, desde a semana 43, no sistema Dasa, e uma tendência instável desde a SE 46 nos resultados elaborados no Lacen. De forma geral, esses indicadores vêm aumentando há algumas semanas, mas ainda se mantêm na faixa dos 20%.

O número de solicitações de leitos pediátricos para Síndrome Gripal registra tendência de instabilidade, já que os dados vêm oscilando nas últimas cinco semanas. Já as solicitações para adultos mostram aumento quando comparado com a semana 46 – de 309 para 36.

O indicador de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado do Rio mantém uma tendência de aumento constante desde a SE 43, de forma acentuada para os atendimentos de adultos – de 1308 na SE 43 para 1833 na semana 47. Para as crianças, a tendência é de instabilidade.

Os indicadores precoces – taxa de positividade, atendimentos nas UPAs e números de solicitações de leitos – servem para sinalizar o aumento de casos antes mesmo da elevação detectada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da SES no combate ao crescimento da doença e orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle, como a vacinação.

O Panorama Covid-19 utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa em laboratórios privados.

Fonte: Secom