×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Embalagens de agrotóxico serão recolhidas em São João da Barra

Ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos

Meio Ambiente
Por Redação
27 de novembro de 2024 - 7h58
Material é recolhido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Ilustração/Arquivo)

A segunda edição no ano de 2024 do projeto Campo Limpo, em São João da Barra, que tem por finalidade o recolhimento de embalagens de agrotóxico, acontece na próxima terça-feira, 3 de dezembro. O local para entrega pelos agricultores será a Subprefeitura, em Sabonete, no quinto distrito, das 9h às 17h.

Antes da ação, que é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, haverá, de 27 a 29 de novembro, uma série de palestras com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria sobre a importância do destino correto das embalagens.

Material recolhido será encaminhado ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias

“A ideia é transformar os alunos em agentes multiplicadores junto aos seus familiares, lembrando que o quinto distrito concentra a grande maioria dos agricultores do município. Isso justifica a ação da coleta ser realizada naquela região”, explica a secretária Marcela Toledo.

O material recolhido será encaminhado ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para reciclagem ou incineração. Na primeira edição do Campo Limpo deste ano, também realizada em Sabonete, no dia 28 de maio, foram 5.619 embalagens recolhidas.

A iniciativa, que integra o calendário ambiental anual da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e visa proteger a saúde da população e combater a poluição do solo e do lençol freático, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater-Rio, Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro e Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf).

Fonte: Secom