×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pais de alunos protestam contra possível fechamento de escola municipal na Estrada do Carvão

Transferência de turmas e não abertura de matrículas preocupa pais e responsáveis

Geral
Por Redação
25 de novembro de 2024 - 16h25
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Pais e responsáveis por alunos da Escola Municipal Manoel Simões de Rezende protestaram na tarde desta segunda-feira (25), na Estrada do Carvão, contra o possível fechamento da unidade escolar.

O J3News apurou que a manifestação, realizada na rua da escola, teve início após os responsáveis obterem a informação de que os alunos do 6º ano seriam transferidos para outra unidade. Eles também teriam sido informados de que não seriam abertas matrículas para o sexto ano em 2025.

Com as decisões, os moradores da localidade de Cantagalo temem que a única escola que atende à região, seja fechada nos próximos anos. Tendo em vista que a Escola Manoel Simões de Rezende tem turmas entre o 6º e o 9º ano, dada a progressão das turmas nos anos letivos seguintes, a unidade pode ficar sem nenhuma turma se mantiver a situação.

Em nota, a Prefeitura informou apenas que a subsecretária de Educação, Rita Abreu, está no local, junto à equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para a diretora do Sindicato Estadual dos Professores da Educação (Sepe), Graciete Nunes, a decisão de encerrar o 6º anos simboliza um fechamento de escola, a longo prazo:

“A comunidade já havia nos procurado recentemente e estávamos acompanhando a situação. No contato que tivemos anteriormente com a Secretaria de Educação, eles afirmaram que não fechariam a unidade, e que iriam propor a transferência apenas dos alunos que quisessem, para o Ciep Arnaldo Rosa Vianna, no Parque Aurora”. Hoje, fomos surpreendidos com esse novo panorama”, disse. E acrescentou:

“Os pais foram informados de que os alunos do 6º ano serão transferidos. Há transporte escolar, mas eles estarão longe de suas casas. E isso é fechamento de escola. Porque se não terá sexto ano em 2025, não terá 7º ano em 2026. E assim a tendência é pelo encerramento das atividades em poucos anos”, completou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação reforça que a unidade não encerrará as atividades em 2025, mas que por falta de demanda, passará a atender apenas os alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade.

Confira a nota na íntegra:
Na manhã desta segunda-feira (25), a subsecretária de Educação, Rita Abreu, e membros do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar fizeram uma reunião com os pais e responsáveis para conversar sobre a dinâmica da Escola Manoel Simões, que é municipalizada e atendeu, em 2024, apenas 60 alunos de 6º ao 9º ano de escolaridade. A unidade escolar não será fechada e passará a atender, em 2025, estudantes do 7º ao 9º ano. Nenhum aluno da Escola Manoel Simões será prejudicado, pois a unidade já não atendia o 5º ano e, portanto, também não há demanda para continuar atendendo o 6º ano.

Além disso, essa não é a única opção de unidade para este público naquela região. Os alunos do Carvão são atendidos em outras unidades como Ciep Arnaldo Rosa Viana, Escola Municipal Gonçalo Francisco Nunes e Ciep Francisco Portela. A proposta da Secretaria de Educação é sempre a de ofertar as melhores condições de atendimento aos estudantes e profissionais, por isso, ela vem dialogando com os gestores e comunidade escolar da unidade, para avaliar a melhor estratégia de atendimento para o próximo ano, cujas tratativas ainda seguem acontecendo, de forma democrática e transparente.