A fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, localizada no bairro da Lapa em Campos dos Goytacazes, começou a ser revitalizada com pintura nova, como parte das obras de recuperação do Centro Histórico da cidade. A reforma conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e é realizada em parceria entre a Santa Casa de Misericórdia, proprietária da igreja, e a empresa Neves e Rangel Tintas, que forneceu o material e a mão de obra.
Além da fachada, o pátio da igreja também será pintado. A pintura segue as cores tradicionais de branco, amarelo e azul, respeitando as diretrizes de preservação do patrimônio histórico. A obra, autorizada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico (Coppam), tem previsão de conclusão em 10 dias.
Paralelamente, a Secretaria de Obras está realizando melhorias na calçada da igreja, incluindo a substituição de um bueiro danificado e a troca do piso. A Subsecretaria de Iluminação Pública também instalou dois refletores em frente à igreja.
Historicamente, a construção da igreja iniciou em 1740 e, ao longo dos anos, passou por diversas reformas, sendo a primeira em 1872. No século XIX, o templo foi sede do Liceu de Humanidades.
A importância da Igreja da Lapa como templo e patrimônio histórico da cidade
O conselheiro do Coppam, Edmundo Siqueira, afirmou que a importância da Igreja da Lapa não é apenas por conta da religiosidade, mas também pelas memórias afetiva das pessoas que tiveram histórias ali, da própria construção, da figura dela no patrimônio histórico e material de Campos.
“A pintura da Igreja da Lapa é um bom ponto de partida para a revitalização do patrimônio, pois valoriza o local e desperta um sentimento de pertencimento nas pessoas. No entanto, ela não é suficiente por si só, sendo necessária uma série de outras intervenções, como reparos de alvenaria e madeiramento, além de melhorias no entorno, como iluminação e calçadas, que também contribuem para a preservação do espaço”. afirmou Edmundo, quando questionado sobre a revitalização da estrutura.
“A manutenção do patrimônio histórico, como a igreja, deve ser mais constante e seguir as diretrizes dos órgãos de proteção, pois muitas estruturas, incluindo a Igreja da Lapa, estão carecendo de cuidados. A revitalização da área do cais onde a igreja está localizada precisa ser mais abrangente, indo além da pintura, e envolve a ressignificação do espaço para atrair a população e incentivar o desenvolvimento de iniciativas comerciais, como restaurantes e cafeterias. Portanto, embora a pintura e as melhorias no entorno sejam passos importantes, muito mais precisa ser feito para uma verdadeira revitalização da área”, concluiu o conselheiro do Coppam.
Galeria de imagens