Com a conclusão das eleições municipais de 2024, os campistas se voltam para as promessas do novo governo de Wladimir Garotinho (PP) a partir de 2025. A reeleição do prefeito traz a expectativa de melhorias em diversos serviços públicos em Campos dos Goytacazes. O governo vigente teve aprovação expressiva manifestada nas urnas. No entanto, há muito a fazer no próximo mandato. Isto envolve saúde, educação, habitação, mobilidade, transporte público, obras estruturais, ações sociais e valorização do servidor, temas abordados em campanha e em entrevistas.
Um dos projetos mais aguardados é o Parque Urbano e Ecológico, em construção na Avenida Artur Bernardes. O espaço, com 320 mil metros quadrados, incluirá espécies nativas da Mata Atlântica, áreas recreativas, lagos, bosques, um complexo gastronômico, skatepark e pistas para atletismo e caminhadas. “O parque representará um avanço significativo para Campos no contexto do Programa Cidades Sustentáveis, contribuindo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental. Está nos planos a construção de novos calçadões, praças e jardins, com foco na recuperação de áreas degradadas e na criação do Instituto Municipal de Urbanismo”, disse Wladimir.
Na área de mobilidade urbana, a prioridade será a conclusão das estações de integração, novos corredores de tráfego e a renovação da frota de transporte público, com a inclusão de 354 novos ônibus por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O transporte público em Campos tem sido criticado por usuários e por especialistas em mobilidade urbana nas últimas décadas. De acordo com Wladimir, os novos veículos serão equipados com ar-condicionado e tecnologia de ponta, visando mais segurança e redução da poluição. O governo também firmará parcerias com a concessionária Arteris Fluminense para minimizar os impactos da rodovia BR-101. “A previsão é de que a frota seja renovada no primeiro semestre do ano que vem. Neste novo sistema, as vans serão tiradas de circulação e substituídas por micro-ônibus. Eles vão trafegar nos distritos e localidades, levando os usuários até as estações de integração, que já estão em construção em três pontos da cidade (Estação Norte, localizada no Parque Nova Canaã; Estação Sul, na Estrada do Araçá, em Ururaí; e Estação da Baixada, em Donana). A área central ficará apenas por conta dos ônibus. Os micro-ônibus serão operados pelos permissionários (hoje responsáveis pelas vans), fazendo essa transição, para trabalhar em conjunto com as concessionárias, que seguirão administrando os ônibus”, declarou Wladimir.
Saúde, educação e obras
Na área da saúde, o governo Wladimir promete que o foco será a humanização dos serviços com o programa Cuidar de Você, que capacitará profissionais em parceria com o Núcleo de Educação Permanente de Saúde (NEPS). O programa busca ampliar a cobertura da Atenção Primária e a identificação precoce de doenças, além de criar Centrais Regionais de Ambulâncias para integrar o sistema de saúde. O governo se comprometeu com a construção do Hospital da Criança, garantindo atendimento pediátrico de qualidade, além de concluir obras do Hospital Ferreira Machado e do Hospital Geral de Guarus. “Quando assumimos o governo, a Saúde era o retrato do abandono. Conseguimos organizar o setor. São 40 Unidades de Saúde reformadas e reabertas. O Hospital Geral de Guarus ganhou nova emergência; número de atendimento de pacientes/mês subiu de 2 mil para 7 mil; um novo centro cirúrgico, além de 54 novos leitos de repouso. O Ferreira Machado foi renovado e ampliado, com nova emergência, UTI Pediátrica e novos equipamentos. Não há mais fila nos corredores. O município ganhou um Centro de Imunização. Estamos construindo um novo Hemocentro e uma Clínica Regional de Hemodiálise. Criamos ainda a primeira Unidade Básica de Saúde Animal). Com o Mutirão da Saúde, realizamos mais de 100 mil procedimentos. Implantamos o Programa SOS Coração com mais de 300 vidas salvas. Após criar a Clínica da Criança, vamos avançar para o Hospital da Criança. A UPH da Saldanha Marinho será a nova Clínica do Adulto. Morro do Coco terá a Clínica da Família e implantaremos novos Centros de Especialidades Odontológicas”, promete Wladimir.
Na educação, o objetivo é expandir o ensino em tempo integral, melhorando o desempenho escolar e reduzindo a evasão. As ações incluem a integração de profissionais da educação e os pais para elevar o desempenho dos alunos. “A Educação foi uma das prioridades da nossa gestão e já colhemos frutos. Recentemente, Campos obteve a maior nota de sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando 5,4. Entre os investimentos realizados pelo Município nos últimos anos estão obras e manutenções, beneficiando mais de 50 unidades, incluindo aquisição de mobiliário. Somente em 2024, abrimos 3 mil novas vagas em creches. Estimulamos a pesquisa e a ciência. Só em programas de bolsas os investimentos somaram mais de R$ 2,5 milhões. Implementamos o transporte universitário para estudantes do interior. Recuperamos o ciclo educacional em tempo recorde e continuaremos investindo em ações nesse setor. Vamos construir novas escolas e creches e expandir a Escola de Aprendizagem Inclusiva”, disse o prefeito reeleito.
De acordo com Wladimir, as obras estruturantes serão ampliadas, com a continuidade do programa Bairro Legal em novas áreas. “Vamos continuar investindo. Temos entre dinheiro estadual, municipal, federal, mais de R$1 bilhão de obras na rua. Temos 28 pontos onde acontece Bairro Legal, que leva rede de água, rede de esgoto, calçada padrão com acessibilidade, asfalto em quase todas as ruas dos bairros. Projetos para colocar em prática a partir de 2025. Neste ano, vamos nos concentrar em concluir as obras que estão em andamento. Acho que depende de orçamento do município, 100% das obras do município estão em plano vapor. As do estado contam com algum atraso de pagamento por parte do estado. Nós vamos nos concentrar em 2025, e terminar as obras a partir do ano que vem”, comentou.
Emprego, turismo e ações sociais
Na área de desenvolvimento econômico, o governo Wladimir pretende implementar a Zona Especial de Negócios na região litorânea de Farol de São Thomé, atraindo novos empreendimentos e alinhando-se às demandas do Porto do Açu e da Bacia de Campos. Gerar mais empregos está entre os projetos para o segundo mandato: “Segundo os dados oficiais do Ministério do Trabalho e do Caged, conseguimos gerar 15 mil empregos nesses três anos e oito meses de governo. Para gerar mais empregos, a gente precisa de mais investimento, seja público ou privado. O investimento público vai continuar. Buscamos atrair novas empresas e novas oportunidades para a cidade. Então, todo emprego é gerado através de investimento. A Prefeitura vai continuar fazendo seus investimentos públicos. Acredito que assim, o Município também atrai investimento privado. E a conexão que envolve todas as relações econômicas faz o dinheiro circular e gera novas oportunidades”, resume.
Moradores da cidade, sobretudo da área central, criticam o abandono, a depredação e o número crescente de pessoas em situação de rua. São pautas defendidas por entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Campos. O governo promete que o Centro Histórico receberá o programa Retrofit, transformando prédios comerciais em residenciais, revitalizando a área e melhorando a qualidade de vida. Praças centrais também serão recuperadas, e haverá obras de modernização na Orla I, em Guarus.
O Fundeagro, uma linha de crédito destinada à produção rural, será implementado abrangendo agricultura, pecuária e pesca, juntamente com a criação do Terminal Pesqueiro em Farol de São Thomé. O setor de turismo contará com o programa Turismo de Todas as Estações, que formulará um calendário de eventos diversificados, além da manutenção e revitalização do Cais da Lapa e do Morro do Itaoca. “O Solar dos Airizes, em obras de recuperação, abrigará o Museu Campos de Energias, resgatando a importância histórica das atividades produtivas sucroalcooleiras do município” afirma.
O governo se comprometeu a consolidar o Conselho Municipal de Segurança Pública, fortalecendo a atuação da Guarda Civil Municipal e ampliando a integração das forças de segurança. Na área social, programas devem ser mantidos e ampliados, segundo o prefeito: “Os programas sociais, queremos manter e expandir. A gente recriou a rede de proteção social no município que havia sido extinta. Retomamos o Restaurante Popular, o Cartão Cidadão, agora Cartão Goitacá. Temos o kit Mãe Coruja, que demos para mais de 400 mães em situação de vulnerabilidade. A gente quer manter os programas sociais e ampliar na medida do possível, mas oferecendo sempre uma porta de saída para o beneficiário. Temos diversos cursos na prefeitura, na Fundação da Infância, na Secretaria de Assistência Social, na Secretaria de Qualificação e Emprego, para poder ofertar uma porta de saída para esse usuário”, finaliza.