Conseguir cuidar de si mesma, de sua saúde mental, é um desafio diário para as mães que se dividem pelas demandas do dia-a-dia. A harmonia entre o autocuidado e cuidar dos outros é a resposta para a vida plena e realizada. De acordo com Nágila Coutinho, psicóloga clínica infantil e de adultos, terapeuta cognitiva-comportamental e mãe, a criação de uma rotina saudável, distribuição de tarefas e cuidados da criança são essenciais para um equilíbrio das múltiplas funções que se acumulam com a maternidade.
Nágila comenta sobre a grande carga de esgotamento mental, físico e emocional, que o estresse materno traz e a importância da psicoterapia. Muitas mães não dão conta e não têm coragem de externar a dificuldade por se sentirem constantemente julgadas, como mãe e mulheres. A psicóloga destaca a ideia principal: “A criança não precisa de uma mãe perfeita, mas, sim, de uma mãe que cuida, acolhe e ama, mas que também se ama e se cuida”.
Estabelecer prioridades e criar uma rede de suporte, incluindo o parceiro, familiares ou amigos, são práticas eficazes para aliviar a sobrecarga da rotina. “O estresse materno pode afetar o bem-estar dos filhos, por isso, quando uma mãe está emocionalmente equilibrada, ela consegue não só cuidar melhor dos filhos, mas também fortalecer os laços afetivos, criando um ambiente seguro e acolhedor”, pontua Nágila, lembrando que autocuidado não é luxo, “é uma necessidade que beneficia toda a família e deve ser visto como uma prioridade na vida das mães” afirma.
Contato: 22 99862 1397
Instagram: @nagilacoutinhopsi
Rua Alcimeia de Oliveira Viana, nº 63, Centro, São Francisco de Itabapoana/RJ