×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Justiça Federal bloqueia bens de diretores da Santa Casa de Misericórdia de Campos

A decisão foi tomada no último dia 20, mas lançada no sistema da Justiça Federal nesta quarta-feira (25).

Região
Por Redação
25 de setembro de 2024 - 15h50
Foto: Arquivo J3

A Justiça Federal decretou o bloqueio de bens imóveis, veículos e valores depositados em instituições financeiras dos diretores da Santa Casa de Misericórdia de Campos por suspeita de desvio de verba federal. A decisão foi tomada no último dia 20, mas lançada no sistema da Justiça Federal nesta quarta-feira (25).

Segundo destacou o despacho: “O caso envolve suposto esquema fraudulento para desvio de verba milionária no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Campos/RJ, instituição filantrópica atuante na área da saúde”.

E continua: “A denúncia do suposto esquema partiu da própria direção financeira da instituição ao detectar uma aquisição de equipamentos de forma suspeita, dado o preço acima da média de mercado. Além disso, mesmo já tendo sido pago o valor, os equipamentos não foram entregues pela empresa contratada até então (LVR MATERIAIS HOSPITALARES LTDA)”.

Destaca o despacho do juízo da 1ª Vara Federal de Campos: “O recorrente (MPF) argumenta e aponta elementos nos autos indicando que o suposto desvio de verbas ocorrido no âmbito da Santa Casa de Misericórdia de Campos/RJ tem correlação com custeio ilícito de campanha eleitoral ao pleito que se aproxima. Refere também que a empresa envolvida direta no suposto esquema de fraudes já foi sancionada em outro ente federativo em razão de inadimplemento contatual, estando proibida de contratar e de participar em licitações. Além disso, há comprovação nos autos de que essa empresa tem um prejuízo líquido de mais de seiscentos mil no ano de 2023”.

A equipe de reportagem não conseguiu contato com os citados. Ainda assim, respeitando o princípio do contraditório, o J3News aguarda e publicará suas respostas sobre o caso.