×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dr. Gustavo Cortes: um maestro das cirurgias plásticas

Campista, o médico cirurgião é formado no Rio de Janeiro e traz para o município técnicas inovadoras

People
Por Redação
15 de setembro de 2024 - 0h02
Especialista|Cirurgião é reconhecido pela sensibilidade e utilização de técnicas inovadoras (Fotos: Silvana Rust)

Vindo de uma família de médicos, Gustavo Cortes seguiu os passos do pai e do avô e entrou na faculdade de Medicina no final de 1994, no Rio de Janeiro, com apenas 17 anos. Em 2003, ele começou a residência em cirurgia plástica, a qual fez por cinco anos. “No Serviço Dr. Ronaldo Pontes, onde me formei, onde sempre foi o meu sonho fazer”, contou Dr. Gustavo. Foi lá, inclusive, onde o cirurgião tornou-se professor.

O desejo de ser cirurgião veio muito antes de o Dr. Gustavo entrar na faculdade de Medicina, quando ainda era garoto. “Sempre gostei muito da parte de reconstrução, da parte de devolver a beleza dos pacientes, sempre me envolveu desde criança mesmo”, contou o médico.

O cirurgião plástico, dr. Gustavo, faz parte do corpo acadêmico do Serviço de Cirurgia Plástica do professor Ronaldo Pontes, e, por isso, é especialista em múltiplas abordagens. Doutor Gustavo Cortes executa cirurgias do contorno corporal e cirurgias plásticas faciais, sendo, de forma isolada, uma referência na cidade. Como todo profissional, tem suas áreas preferidas no processo cirúrgico. “A lipoescultura é uma cirurgia que a gente realiza demais, uma cirurgia que, inclusive, no nosso serviço, eu era o responsável por ensinar aos alunos. Mas, a cirurgia hoje que é a nossa cirurgia premium do serviço GC é, sem dúvida, o rejuvenescimento facial e todas as associações realizadas no complexo da face: exemplo: pálpebras, mento, rino. Todo o embelezamento facial através da cirurgia é algo que me fascina profundamente”, revelou ao J3News.

Apesar de ser natural de Campos dos Goytacazes, Gustavo Cortes passou boa parte da vida em terras cariocas. Na capital ele estudou, deu aulas, atendeu diversos pacientes e fez inúmeras cirurgias. Em Campos, ele é concursado do município desde 2001.

No entanto, as viagens à terra natal começaram a ficar mais frequentes após o nascimento dos filhos. Casado com a fisioterapeuta Ludmila Crespo e pai de Matheus, de 13 anos, e Luisa, de 10, Gustavo aproveitou e montou uma clínica no município, a Health Clinic. “Graças a Deus, os pacientes foram vendo o diferencial da clínica e foi crescendo”, comentou.

“Eu não tinha, a princípio, uma ideia de voltar a morar em Campos, mas, quando isso foi acontecendo, Deus foi trazendo a gente para cá e foi uma benção. Com o tempo, eu inverti, fiquei bem mais tempo aqui em Campos do que no Rio”, relatou.

Além de ser cirurgião plástico, Gustavo Cortes também é maestro e pianista, e revelou que isso o ajuda na hora de fazer uma cirurgia. “Quando o cirurgião plástico não é um artista, ele será apenas técnico, ou seja, o cirurgião plástico completo é técnico e artista. A parte do conceito de beleza não é a parte técnica apenas, tem que ter uma arte. Principalmente, ali, nessa parte que envolve muito o perfil do paciente”, explicou o cirurgião plástico.

Novidades na cirurgia plástica
Recentemente, em agosto deste ano, o Dr. Gustavo Cortes participou de dois congressos: a 43ª Jornada Carioca, que é um Congresso da Sociedade de Cirurgia Plástica; e o 3º Congresso Nacional BAPS, em Balneário Camboriú. “A Jornada Carioca é um dos congressos mais tradicionais do Brasil relacionado à cirurgia plástica. Os grandes cirurgiões plásticos mundiais sempre participam. Ele tem um requinte muito legal, podemos ver pessoas de fora, estamos sempre vendo novas técnicas e as aprimorando”, comentou.

Sempre de olho nas exposições das novas técnicas da Medicina e cirurgia plástica para levar o melhor para seus pacientes, o Dr. Gustavo levou para a prática diária o aparelho de ultrassonografia. “Incrementamos o uso do ultrassom na nossa prática, de forma que, esta tecnologia aumenta a segurança do paciente e a eficácia das técnicas executadas. Eu acredito que na região ninguém faça isso, que é justamente associar a ultrassom à prática clínica”, disse o médico.

Com o uso da técnica UGraft, lipoenxertias guiadas pelo ultrassom, tanto em homens como mulheres, estamos aumentando a segurança dessas lipotransferencias justamente porque o uso do ultrassom nos permite ver exatamente onde estou colocando a gordura. Normalmente coloco dentro do compartimento muscular possibilitando resultados mais naturais e duradouros. “Associado à lipoescultura 3D do paciente, a gente faz o UGraft, enxertia guiada por ultrassom, traduzindo. Você consegue exatamente os locais com o auxílio do ultrassom, o volume exato e o local exato para colocar aquele enxerto de gordura para dar o aspecto atlético à lipoescultura”, explicou o médico.

Outra novidade que a clínica Gustavo Cortes trouxe para Campos foi a técnica de remodelação costal, que é para mulheres que tem um contorno corporal mais quadrado, com pouca cintura e um dorso mais largo. “São casos bem específicos que não conseguem fazer cintura com qualquer tipo de lipoescultura ou até abdominoplastia. Com a remodelação costal conseguimos remodelar a parte inferior da costela e fazer a cintura”, explicou o médico.

Prática no acolhimento
Se sentir seguro no pré-operatório é de suma importância para o bom andamento da cirurgia e do pós-cirúrgico, conforme atesta o Dr. Gustavo Cortes. Ele contou que faz um alinhamento das expectativas de resultado com os pacientes e como é importante acolhê-los emocionalmente, profissionalmente e tecnicamente. “Ele precisa ser ouvido, e criar uma conexão emocional e pessoal com o seu cirurgião, pois ele carrega dentro dele nesse momento uma vulnerabilidade. Falamos de fé e entregamos aquele momento nas mãos da pessoa mais importante das nossas vidas: Deus”.

“Diante de um cenário desafiador para cada paciente, enfrentando um centro cirúrgico e na iminência de uma grande cirurgia, desenvolvemos uma dinâmica onde o paciente sente paz e felicidade por estar ali realizando o seu sonho! É importante para cada um de nós, termos aprovação de Deus para cada passo que damos! Se entregar e confiar é um exercício de fé”, reiterou o médico.