×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos terá biorrefinaria com investimento de R$ 60 milhões

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
15 de setembro de 2024 - 0h01
Fotos: Arquivo Colunista/Divulgação

Campos vai entrar definitivamente na era da transição energética. A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (COAGRO) e a ZEG Biogás vão construir a primeira biorrefinaria de biometano na Região Norte do Rio de Janeiro. Com previsão de operação a partir de 2026, a nova usina terá uma capacidade inicial de produção de 3,7 milhões de m³ de biometano por ano, destacando-se pelo uso de resíduos agroindustriais, particularmente a vinhaça, um subproduto do processo de produção de etanol. O investimento é de R$ 60 milhões.

Presidente da Rio Indústria fala sobre expectativa da economia
O recente crescimento de 1,8% da indústria no segundo trimestre de 2024, conforme divulgado pelo IBGE, surpreendeu positivamente e destacou o setor industrial como um dos pilares para o avanço de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no período. Sérgio Duarte, presidente da Rio Indústria, associa esse resultado a uma retomada da confiança e ao aumento dos investimentos em áreas estratégicas. “Esse protagonismo da indústria, que não se via desde o início de 2022, reforça  e o potencial inovador do setor, mesmo diante de desafios estruturais que ainda persistem”, afirma Duarte.

Prova de prestígio de um executivo campista no cenário nacional
O empresário José Francisco Rodrigues, que durante 35 anos foi diretor-executivo do Grupo Líder, um dos cinco maiores do país em revendas de veículos e seguros, está com o prestígio mais do que em alta. Recebeu homenagem entregue pelo presidente do grupo Líder, Bráulio Braz, concedida pelo Conselho do conglomerado de empresas. Hoje, dedicado ao ramo de Turismo, José Francisco continua como consultor da Líder.

Mercado de olho em uma super loja que pode ter novos modelos de negócios
Uma megaloja que já foi líder de vendas de materiais finos de acabamento em Campos, com localização estratégica, está sendo disputada. Por ser muito grande, existe a especulação de que ela poderia ser ocupada por dois ou três tipos diferentes de modelos de negócios. Fica em uma esquina, não tão famosa quanto o cruzamento da São João com a Ipiranga, em São Paulo. Vamos aguardar.

Pescas esportiva de robalo já tem cinco guias no Rio Paraíba do Sul
Campos já tem hoje cinco guias de pesca no Rio Paraíba do Sul. Operam em barcos seguros, com todos usando coletes entre outras normas de segurança. A aventura consiste na pesca do robalo, que voltou com força. Os guias sabem exatamente os locais onde a pesca é segura e farta. Essa pesca esportiva, como é chamada, merece toda atenção, principalmente no aspecto do turismo.

Astrônomo leva para Dib’s as fotos feitas aqui por telescópio e que estão rodando o mundo
O professor e astrônomo Marcelo Souza, o homem que trouxe um dos telescópios mais modernos do mundo para Campos, visitou o acervo fotográfico de Dib´s Hauaji, um dos maiores colecionadores de máquinas fotográficas do mundo. Dib´s ficou maravilhado com as fotos dos planetas e estrelas feitas pelo telescópio. Essas fotos, feitas em Campos, estão rodando o mundo.

Empresários de Campos rumo ao sofisticado Balneário Camboriú
Empresários do setor do comércio de Campos afivelando as malas para partir esta semana rumo a Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Trata-se da convenção nacional da Federação dos Lojistas. Um dos assuntos em pauta é o acompanhamento das regulamentações da Reforma Tributária que tramitam no Congresso Nacional.