O Serviço de Ultrassonografia do Beda Imagem, responsável por atender aos pacientes do Hospital Dr.Beda, Maternidade Lilia Neves e Ceplin, foi renovado e aperfeiçoado. Desde abril, um sistema inédito em Campos permite escalas diurnas e noturnas de médicos radiologistas, que assistem aos usuários da clínica médica e da ginecologia em sessões distintas. As mulheres gestantes contam com mais rapidez e acesso aos exames de ultrassom quando solicitados por obstetras, por exemplo. Somente este ano, o Beda Imagem realizou cerca de 38 mil exames de ultrassonografia.
Com 28 anos de experiência profissional, o médico radiologista Alexandre Pires Gomes, chefe do Setor de Ultrassonografia do Beda Imagem, considera que a equipe de médicos plantonistas que se revezam diariamente, 24 horas, impulsionou o serviço:
“Nós temos um plantão obstétrico de 7h às 19h. Em seguida, profissionais ficam de sobreaviso até às 7h da manhã, durante a semana e no final de semana, 24 horas. Dependendo de cada caso, os profissionais são acessados em poucos minutos para atuarem em situações de urgências e emergências. Seguimos o padrão da ONA (Organização Nacional de Acreditação) de atendimento. Como a demanda é muito grande de emergências durante o dia, e há carência de médicos, não só em Campos, mas no Brasil inteiro nessa área, nós implementamos um serviço inédito na cidade ao montarmos um plantão obstétrico diurno ultrassonográfico”.
De acordo com a gerente do Serviço de Ultrassonografia, Renata Carvalho, após a implementação do plantão diurno, o setor conseguiu atender com mais eficiência à demanda de gestantes atendidas pela Emergência da Maternidade Lília Neves.
A gerente Rachel Azevedo, exaltou a integração entre os plantonistas da Maternidade Lília Neves com os plantonistas do Beda Imagem, permitindo com isso um atendimento de excelência, ainda mais dinâmico para os pacientes que necessitam dos serviços. O diretor técnico da unidade, o médico Fernando Azevedo, complementa: “A oferta desse sistema contempla não somente os profissionais do Beda, mas todos aqueles que precisarem de exame complementar para apoiar sua conduta. Isto traz segurança para o usuário e também para o profissional”.
Para o médico e coordenador da Maternidade, Diego Azevedo, os resultados de exames, principalmente os externos, devem ter celeridade mesmo que, inicialmente, saiam on-line e depois o laudo físico. “A paciente sai do consultório com o laudo no seu smartphone e pode enviar para o seu médico. Em alguns casos mais graves, ele pode discutir ou avaliar com o ultrassonografista as informações obtidas. Trata-se de um avanço tremendo para a cidade”, avalia.
Momento mãe e filho
Grávida de 13 semanas, Lívia Vasco acompanha a gestação de seu bebê em exames periódicos de ultrassonografia. “Fico muito feliz. Tenho escutado o coraçãozinho do bebê. Acho os médicos maravilhosos. O doutor Valdir Machado, por exemplo, é muito simpático e atencioso”, elogia.
A médica ginecologista e obstetra Daniela Rebello destaca a dedicação da equipe de plantonistas do Serviço de Ultrassonografia do Beda Imagem desde a sua criação.
“Acho fundamental. Era uma necessidade que estivéssemos presencialmente aqui, disponíveis para qualquer caso de emergência que fosse necessário. O ultrassom tem o poder na gestante de definir conduta, de auxiliar o plantonista no diagnóstico. Isto beneficia a paciente para ela se sentir segura, acolhida, com médicos responsáveis e as melhores tecnologias a qualquer momento ou horário. Estamos aqui presencialmente para auxiliar na emergência, e para contribuir no sentido de salvar vidas, tanto maternas quanto fetais de recém-nascidos”, conclui.