×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Neabi/Uenf celebra 12 anos com dia inteiro de programação especial

Evento terá debate sobre bancas de heteroidentificação e políticas de cotas

Geral
Por ASCOM
27 de agosto de 2024 - 17h19
Foto: Silvana Rust

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) completa 12 anos de existência nesta quarta-feira (28).

Com o tema “Efeitos e desafios da Heteroidentificação no Ensino Superior: relatos de experiências”, o Neabi vai oferecer um dia inteiro de programações que vão de mesas de debate a apresentações culturais.

O evento comemorativo será realizado entre às 8h e 17h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Uenf.

Desde a sua criação, o Neabi atua em prol de uma educação inclusiva, antirracista e equitativa, além de focar na garantia das políticas de ações afirmativas para acesso e permanência de pessoas negras – pretas e pardas – no ensino superior. O Núcleo também tem sido significativo para produções de monografias, dissertações e teses.

“O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF tem sido fundamental não somente na universidade que representa, mas na cidade de Campos dos Goytacazes e na região. Os debates, o Projeto de Extensão, os Grupos de Estudos e os Eventos organizados pelo Núcleo são espaços de formação para universitários, profissionais e estudantes da Educação Básica e da comunidade em geral” ressaltou a professora doutora em Educação  Clareth Reis, coordenadora do Neabi.

Nesta edição, o Neabi destaca a conquista da implantação das bancas de heteroidentificação na Uenf, que teve seu processo iniciado em 2022. Segundo Clareth, isso demonstra “o compromisso do Neabi com a defesa da política de cotas e o combate às fraudes no acesso de estudantes ao Ensino Superior”.

A programação será iniciada com uma apresentação cultural e seguirá para a primeira mesa de debate, intitulada “Diálogos sobre as comissões de heteroidentificação em instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: percursos e desafios”. Após o almoço, haverá a segunda apresentação cultural, seguida pela mesa Efeitos e desafios da heteroidentificação na educação superior: relatos de experiências”.

As mesas serão compostas por representantes de instituições de ensino como: Uerj, UFRJ, UENF, UFF, Cefet, IFF e Faetec. Haverá certificado de 8h para os participantes que se inscreverem em todas as mesas. Para isto, será preciso fazer a inscrição e o credenciamento na entrada do evento.

Para participar do evento, basta se inscrever através do formulário: https://forms.gle/gPkjnZHgcCr1u9rM8.

Fonte: Uenf