Campos continua na mira dos empresários do futebol. O campo do São Cristóvão, em Custodópolis, é frequentemente visitado por olheiros de clubes como o Flamengo do Rio, e até o Palmeiras, de São Paulo. Estamos exportando craques para grandes clubes, e, muitos deles, sendo literalmente exportados para o futebol de outros países, como aconteceu com o adolescente Gabriel Mec, de 16 anos, que de Campos foi para o sub-20 do Grêmio, de Porto Alegre, e, na semana passada foi vendido para o poderoso Chelsea, da Inglaterra, por R$ 150 milhões.
Começa em Campos projeto para reflorestar o Norte Fluminense
A Tree+, empresa do setor agroflorestal, em parceria com pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e estudantes de mestrado em Agricultura Orgânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, está desenvolvendo pesquisa para recuperação de áreas degradadas na região Norte do Rio de Janeiro. O projeto prevê o plantio de mais de20 espéciesnativas da Mata Atlântica, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de cada espécie nas condições atuais de solo e clima. As espécies florestais serão testadas sob diferentes formas de adubação orgânica e inorgânica. O objetivo é reflorestar parte da região. O projeto piloto será implantado na microbacia do Córrego Azurara, no município de Campo, onde serão testadas diversas espécies como: Angico Branco, Córdia, Camboatá, Grumixama, Jenipapo, Ingá do Brejo, Sapucaia, Pau Ferro, Angico Amarelo, Aldrago, Guapuruvú, Ipê Cinco Folhas, Farinha Seca, Paineira Rosa, Tarumã, Pitangueira, Jacarandá Bico de Pato, Caporoca Forragem, Angico Roxo, Cambucá, entre outras.
Pelinca vai ganhar franquia de sofisticada casa especializada em frutas
Em um amplo terreno na rua Conselheiro José Fernandes, na área da Pelinca, vai ser erguida uma loja especializada em frutas. Trata-se de uma rede de lojas deste segmento cuja matriz é em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, mas que é forte também em São Paulo. Funcionamento previsto para o ano que vem.
Grupo Rayzen pronto para a concessionária da BYD em Campos
Finalmente o Grupo Rayzen, do Rio de Janeiro, responsável por concessionárias dos veículos da BYD vai iniciar as obras de sua loja em Campos. Há meses, como a coluna noticiou, o grupo locou uma área no Parque Rodoviário, tendo como vizinhos a Planeta H, revendedora da Honda, e a Fiat.
Circula nas redes sociais mega projeto de uma rede férrea ligando Norte Fluminense ao Peru
Circula no Instagram um recorte de vídeo dando conta de que a China fará um investimento bilionário em uma rede férrea de 25 mil km que vai ligar os oceanos Atlântico e o Pacifico, ou seja, começando no Brasil e terminando no Peru. Chama atenção o ponto de partida da suposta ferrovia que seria no Norte/Fluminense. Checagem dali, checagem daqui e a conclusão é que isso é apenas um projeto sem nenhuma assinatura oficial de empresas ou governos.
Empresários da Construção Civil de Campos na Concrete Show em São Paulo
Mais de 20 empresários de Campos e Macaé estiveram nesta semana na Concrete Show, em São Paulo, uma das maiores feiras do setor de Construção Civil da América do Sul, que reuniu 400 marcas nacionais e internacionais com lançamentos, tendências e soluções para o negócio. “Foi uma oportunidade de fazer novos contatos e nos atualizarmos, contribuindo, assim, para melhorar a competitividade do setor e gerar empregos na região”, disse o presidente da Sinduscon Norte e da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira.
Empresas da Construção Civil em rodadas de negócios no Porto do Açu
No ano passado, a Construção foi o segundo grande setor que mais gerou empregos no Norte Fluminense, atrás apenas do de Serviços. Neste mês, a Firjan e o Porto do Açu realizaram uma Rodada de Negócios que contou com a participação de cerca de 40 representantes de empresas de Campos e São João da Barra. Em outubro, uma nova rodada será realizada – a terceira da federação com o Porto –, desta vez para diversos setores da economia. O objetivo, assim, é contribuir para a geração de novos negócios e empregos na região.
Livro do campista que ganhou o Prêmio Jabuti, fala de água e conflitos socioambientais
A coluna noticiou no curso da semana passada, que o campista Leonardo Castro Maia, promotor de Justiça em Minas Gerais, foi o vencedor do Prêmio Jabuti, o mais importante de literatura do país, na categoria Geografia e Geociências. O livro, resumo de uma tese de doutorado, está sendo elogiado por ambientalistas, pois fala de água e utilização de recursos hídricos, um tema bem atual. Um prêmio altamente relevante.
Maurício Cabral empossado na presidência da ACIC
Muito concorrida e prestigiada a posse de Maurício Cabral na presidência da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) que completa 133 anos. Fernando Loureiro concluiu meu mandato deixando bons projetos de médio prazo, cumprindo o seu papel. Cabral defende o entrelaçamento de todas as entidades representativas de classe em prol dos interesses da economia e do desenvolvimento.