Apesar de interditada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), a Estrada dos Ceramistas está sendo utilizada para tráfego de veículos.
Sem sinalização e com faixas tomadas por areia e pedras, a via havia sido interditada em novembro de 2023 para obras e a entrega estava prevista para março deste ano, no entanto, não há sinais de máquinas ou homens trabalhando no local.
No final do ano passado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou que a via passaria por obras para sinalização, drenagem e recuperação do asfalto para o acesso ao Porto do Açu pela RJ-238. Agora, o DER informou que “está rescindindo o contrato com a empresa que iniciou a obra por divergências técnicas. Ainda não há prazo para reinício dos trabalhos”.
Com a interdição da Estrada dos Ceramistas, o trânsito foi desviado para a Avenida Arthur Bernardes, o que gerou reclamação dos motoristas. Em janeiro, a equipe do J3News visitou dois extremos da estrada durante dois dias e registrou o abandono das obras em ambos os pontos. O trecho previsto para ser restaurado era de 12,6km. O valor, R$55 milhões. No entanto, à época, a reportagem registrou o local sem nenhuma atividade referente a obras na pista. Apenas cones, placas, interdição, mas nenhum operário trabalhando.
Também no início do ano, o J3news esteve no trecho da RJ-238, próximo à Estrada do Carvão onde havia uma interdição parcial, com blocos de concreto que limitavam a passagem de veículos, porém, com espaço suficiente para que até mesmo caminhões tivessem acesso à RJ-216 (Campos-Farol) e à BR-356 (Campos-São João da Barra). Para chegar até esse trecho, motoristas precisavam acessar uma estrada vicinal próximo à localidade de Ururaí, tendo que passar por uma ponte de madeira, na estrada do Araçá. Agora, em julho, foram retirados os blocos de concreto que interditavam a RJ-238 e o fluxo de veículos da via foi liberado parcialmente.
Segue a nota completa do DER: “O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que está rescindindo o contrato com a empresa que iniciou a obra por divergências técnicas. A segunda empresa que ganhou a licitação será convocada para dar continuidade às obras da RJ-238, que contemplam toda a sua extensão, do entroncamento com a BR-101 até o CPRv. Ainda não há prazo para reinício dos trabalhos. O DER ressalta que a rodovia segue interditada e que reforça a sinalização no local para a segurança de todos. A rota alternativa é a Avenida Arthur Bernardes”.