×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Escritor e historiador sanjoanense toma posse como imortal da Abrasci

Bruno Costa passou a ocupar a cadeira número 80 do colegiado de História, que tem como patrono justamente o conterrâneo José Joaquim Pessanha Póvoa

Geral
Por Redação
2 de julho de 2024 - 12h12
Fotos: Divulgação

São João da Barra tem um novo imortal na centenária Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). Com a posse do jornalista, historiador e escritor  Bruno Costa, ele passa a fazer parte de um rol de intelectuais da Academia, marcada pela presença histórica de duas ilustres personalidades sanjoanenses, a poeta, escritora e jornalista Narciza Amália, e o jornalista e crítico literário José Joaquim Pessanha Póvoa.

O sanjoanense Bruno Costa passou a ocupar a cadeira número 80 do colegiado de História, que tem como patrono justamente o conterrâneo José Joaquim Pessanha Póvoa. A posse de Bruno e outros nove imortais aconteceu em uma cerimônia de gala no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (27).

O evento, que teve a presença de políticos e autoridades, empossou personalidades do mundo cultural, político, empresarial e social que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e do país, como o político e jurista, Bernardo Cabral, senador da República, ministro de Estado, cassado pelo AI-5 e deputado constituinte, além do reconhecido fisioterapeuta Nilton Petroni, o Filé.

A deputada estadual, Carla Machado (PT/RJ), foi ao evento prestigiar o amigo sanjoanense. “Parabéns meu amigo, pela conquista merecida. São João da Barra se orgulha de você. Agora você é imortal como Narciza Amália. Orgulho por ver você, um sanjoanense de origem humilde, passar a ser um imortal tão novo”, ressalta a política.

O presidente da Câmara de São João da Barra, Alan Barreto, também esteve na solenidade e comemorou a conquista do jornalista. “Temos orgulho de nossa terra por ser berço de muitos talentos. Parabéns por fazer parte do grupo seleto de imortais desta importante Academia”, pontua o vereador.

Para Bruno Costa é um momento ímpar e de reconhecimento de uma vida dedicada ao conhecimento. “Fazer parte de uma instituição deste porte nos enche de orgulho e consolida minha trajetória voltada para as ideias e para o desenvolvimento, seja no campo do jornalismo, da cultura, do magistério, da gestão pública, e também como historiador e escritor”, ressaltou o novo imortal da Abrasci.

O jornalista e historiador teve as portas da instituição abertas ao escrever a biografia de Narciza Amália, vista com grande interesse pela Academia que tem uma idolatria pela escritora revolucionária do século XIX e que é patronesse da cadeira 65 da Abrasci, ocupada, atualmente, pela jornalista amazonense Lúcia Leão.

Fonte: Ascom