×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Peça “O Beijo da Mulher-Aranha” estreia no Teatro de Bolso, em Campos

Obra literária adaptada para o cinema já teve diversas montagens; diretor Fernando Rossi refaz espetáculo exibido há 30 anos na cidade

Teatro
Por Redação
28 de junho de 2024 - 10h14
Italo Guimarães e Vitor Belém interpretam os presos Valentim e Molina no espetáculo teatral (Fotos: Patricia Bueno)

Estreia nesta sexta-feira (28), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira em Campos dos Goytacazes, às 20h, o espetáculo “O Beijo da Mulher-Aranha”. A peça é dirigida por Fernando Rossi e tem como protagonistas os atores Vítor Belém e Ítalo Guimarães. Eles falaram sobre a montagem teatral no programa J3Cast da J3News TV (assista aqui). O texto é uma adaptação de Edeilson Fernandes do livro escrito pelo argentino Manuel Puig. A história narra o encontro de dois prisioneiros em uma cela durante a ditadura militar. Política, democracia, violência e sexualidade fazem parte da trama.

O romance “O Beijo da Mulher-Aranha” foi publicado em 1976. É um pungente e sensível mergulho no relacionamento de um preso político, Valentin, com seu companheiro de cela homossexual, Molina, acusado por comportamento imoral.

No cinema, a história foi contada pelo diretor Hector Babenco, indicado a muitos prêmios internacionais. No Oscar de 1986, “O Beijo da Mulher-Aranha foi indicado a melhor direção, melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator para William Hurt (que venceu). O filme também foi indicado à Palma de Ouro em Cannes (1985).

“O espetáculo aborda temas importantes e atuais. Um dos principais é a repressão política durante a ditadura militar, e como a opressão afeta a vida das pessoas, e como elas lutam para manter sua identidade e liberdade. É uma reflexão profunda sobre a identidade, repressão,  amor, uma importante, emocionante  e impactante narrativa”, comenta o diretor da peça em Campos, Fernando Rossi.

A peça fica em cartaz no Teatro de Bolso nos dias 28, 29, 30 de junho. Na semana seguinte, nos dias 4, 5 e 6 julho, às 20h. A classificação é 16 anos. Também fazem parte do elenco os atores Clara Abreu, Gaia Paz, Arnaldo Zeus e Pedro Fagundes.