Após ficar totalmente pronta, a praça do Açu construída pela Prefeitura de São João da Barra não poderá ser entregue de imediato aos moradores do quinto distrito porque precisará passar por reparos depois de ter sido alvo de vandalismo. A expectativa era que a primeira área de lazer completa da praia fosse disponibilizada à população já nesta semana, mas brinquedos quebrados e plantas arrancadas terão que ser repostos. Até o banheiro foi invadido pelos vândalos.
A praça foi construída em uma área de 2.520 metros quadrados, entre a Avenida Atlântica e a Rua Manoel Francisco de Almeida, próximo à Unidade de Emergência.
Com total infraestrutura de quiosques, pergolados e sanitários públicos dotados de acessibilidade, a praça também conta com mesas de jogos em concreto, play ground em madeira de eucalipto tratado e piso em grama sintética, alem de bancos de concreto.
A iluminação geral do lugar também foi outro serviço pensado pela Secretaria de Obras e Serviços com super postes e luminárias de LED, além de postes decorativos também em LED espelhados pela praça para garantir um local seguro e aconchegante.
O espaço conta, ainda, com namoradeiras, estacionamento, um palco para eventos, canteiros e caminhos que proporcionam espaços de lazer para toda a família.
Parte dos recursos investidos no local vieram de uma emenda impositiva do então vereador Franquis Arêas, que faleceu em outubro do ano passado.