O projeto Escritório Social Itinerante, que faz parte do Escritório Social, vai estar na comunidade da Baleeira nesta segunda-feira (27). Através das equipes do equipamento, os egressos e seus familiares que residem na comunidade poderão contar com diversos serviços, como consulta processual, atualização do Cadastro Único, encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros. A ação será das 09h às 13h.
Em parceria com a Defensoria Pública, o projeto vai oferecer consulta processual criminal, cível e de família, livramento condicional, questões relacionadas à Vara de Execuções Penais. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vai atualizar o CadÚnico das famílias. Em parceria com a Secretaria de Qualificar e Emprego, o projeto fará o encaminhamento para o mercado de trabalho e emissão de carteira de trabalho. Além disso, as equipes do Escritório Social, que são profissionais do direito, psicologia e assistência social, farão os atendimentos iniciais e a triagem para os serviços oferecidos pelo equipamento.
São cerca de 20 funcionários, entre advogados, pedagogos, psicólogos, estagiários, além da equipe administrativa, que é composta por vigias, auxiliares de serviços gerais, etc. O Escritório Social fica localizado na Rua Ypiranga, número 116, no Centro, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.equipamento.
Essa é a terceira edição do projeto Escritório Itinerante. As ações foram realizadas em dezembro de 2023 e em março deste ano, no Jardim Aeroporto e na comunidade Tira Gosto, respectivamente. A ação é voltada para egressos do sistema prisional e seus familiares, com encaminhamento nas áreas social e de emprego, além de verificação de demanda processual junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). As ações contam com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da equipe da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego.
O Escritório Social foi criado a partir de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Escritório Social serve como suporte, não só para os egressos, mas também para as suas famílias em diversas áreas, como saúde, qualificação e psicossocial.
Fonte: Secom/PMCG