×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos inicia campanha para aplicação de dose extra contra a Polio

Todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas a uma das 21 salas de imunização distribuídas pelo município, duas com horário ampliado

Campos
Por Redação
25 de maio de 2024 - 11h37
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá início na próxima segunda-feira (27), em Campos. O público-alvo são crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, inclusive as que estão com esquema primário em dia. E, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação vai acontecer em 21 salas de imunização distribuídas pelo município, sendo duas com horário ampliado.

Até o dia 14 de junho, quando encerra a campanha, a expectativa é de ter vacinado 95% das 25 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Desta forma todas as crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose extra da vacina oral poliomielite (VOP), também chamada de gotinha. Já as crianças menores de 1 ano receberão a vacina inativada poliomielite (VIP), caso esteja com esquema atrasado.

“Essa é uma campanha indiscriminada, isso significa que precisamos vacinar essa população em massa. As crianças que estivem com a vacina em dia irão receber a dose de reforço. Já aquelas que estiverem com o esquema vacinal incompleto ou com dose atrasada, nós iremos atualizar. É muito importante que os pais ou responsáveis procure um dos postos para imunizar seus filhos”, explica o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, a realização da campanha neste momento é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

“A campanha contra a poliomielite anterior foi realizada em 2022 e, provavelmente a deste ano será a última porque a vacina oral poliomielite (VOP) estará saindo do calendário de imunização no segundo semestre, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde. Com essa alteração, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP”, explicou o assessor técnico.

Dentro da campanha também será realizado, o dia 8 de junho, o “Dia D” de mobilização, cuja estratégia será divulgada oportunamente. Para a criança ser vacinada é preciso levar RG ou certidão de nascimento, CPF, Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

CENÁRIO DA VACINAÇÃO PÓLIO NO MUNICÍPIO
Para considerar protegido pelo contra a pólio, a criança precisa fazer o esquema vacinal de três doses da VIP e duas doses de reforço com VOP, por isso os pais e responsáveis legais devem estar atentos e não perder o prazo. Até o momento, em 2024, a cobertura vacina de VIP está em 51,01% e de VOP em 38,26%. Esses dados poderão sofrer alteração a qualquer momento, devido à dinâmica de aplicação diária das vacinas.

SALAS COM HORÁRIO AMPLIADO (SEGUNDA A SEXTA-FEIRA)

Sala de Vacinação—Rua Gil de Góis, nº 132, ao lado do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (das 8h30 às 20h)Clínica da Criança (das 9h até às 18h)


SALAS DE VACINAÇÃO (SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H30 ÀS 16H)

Centro de Saúde de GuarusUBS PenhaUBS Santa MariaUBS Sentinela do ImbéUBSF AldeiaUBSF Conselheiro JosinoUBSF CustodópolisUBSF EldoradoUBSF Felix MirandaUBSF IPSUBSF Jamil ÁbidoUBSF Lagoa de CimaUBSF Morro do CocoUBSF Parque AuroraUBSF Parque ImperialUBSF Patronato São JoséUBSF Santo AmaroUBSF São SebastiãoUBSF TocosUPH TravessãoUPH Ururaí