×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mães que empreendem e inspiram

.

Especial J3
Por Redação
12 de maio de 2024 - 0h01

Já é reconhecida a importância das mulheres no mundo empresarial e o valor que elas trazem com sua perspectiva única e habilidades de liderança. No entanto, algumas se destacam não apenas por sua visão empreendedora, mas também por sua capacidade de conciliar múltiplos papéis. Neste domingo em que comemoramos o Dia das Mães em todo o país, as mães e empresárias Daniela Chagas, Tatiana Nunes, e as também médicas Flávia Murta e Gabriela Dal Molin compartilharam sua jornada, desafios e estratégias para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Daniela Chagas – Cuidados e família são essenciais à Saúde
Gerenciar um hospital e um atendimento médico domiciliar já seria um desafio significativo por si só, mas para Daniela Chagas, isso é apenas parte de sua jornada. Como mãe de três filhos e, agora, avó de um menino, a empresária enfrenta desafios únicos todos os dias. Desde a fundação do Home Care Nursing Care, em 2010, até a inauguração do Hospital Nursing Care, em 2023, Daniela demonstrou uma capacidade excepcional de liderança e visão empreendedora. Sua abordagem para conciliar essas responsabilidades é baseada na organização, apoio da equipe e flexibilidade.

“Estabelecer uma boa comunicação com minha equipe e delegar tarefas quando necessário é fundamental para garantir que todas as áreas do hospital e do home care funcionem sem contratempos. Além disso, tento manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, reservando tempo para estar com minha família, e poder participar das atividades dos meus filhos”, explica.

Essa visão também é aplicada aos negócios. Sua dedicação em oferecer serviços de saúde de qualidade e humanizados para a comunidade de Campos e região pode ser percebida em diferentes aspectos das instituições que ela ajudou a criar. Ela explica que a crescente preferência por um cuidado acolhedor e menos invasivo, faz com que as famílias de pacientes busquem ter momentos valorosos com seu ente querido. “Nosso ambiente foi projetado para oferecer um cuidado integral e interdisciplinar. Nosso diferencial estrutural fica por conta dos espaços de convivência. Reforçamos a ideia que a saúde vai muito além do físico”, completou.

Tatiana Nunes – Presentes e Maternidade
O Dia das Mães é uma das datas mais movimentadas para o Comércio, e entre os profissionais que atuam nesse setor, muitas são mães. Um exemplo é a Tatiana Nunes, proprietária da Tati Biju, que se destaca ao auxiliar aqueles que procuram o presente perfeito para essa ocasião tão especial. “Hoje em dia, você vê que as mães não querem mais receber apenas coisas de casa como presente. Elas buscam algo que as faça sentir bem”, comentou.

Ela, que gerencia três lojas de acessórios femininos, compartilha sua experiência como mãe e empresária. Com uma filha de quatro anos, Antônia, Tatiana fala sobre os desafios e as recompensas de conciliar sua paixão pelo empreendedorismo com sua dedicação à maternidade.

“Sou mãe da Antônia, o bem mais precioso da minha vida. Antes, minha vida girava em torno da loja. Hoje, percebo a importância de equilibrar meu papel na loja com o de ser mãe. Não é uma tarefa fácil mas se temos organização, controle e disciplina conseguimos realizá-los. Antônia está comigo em todos os lugares. Quando estou na loja, ela está comigo. Se precisar sair para fazer algo que não tenho com quem deixar, ela está comigo também”, contou.

Tatiana destaca como a maternidade transformou sua vida e influenciou suas prioridades. Ela enfatiza o apoio de seu esposo, pais e equipe, e da importância de fazer o que ama com amor e dedicação, tanto nos negócios quanto na criação de sua filha. “Claro, é um desafio. Não é fácil, temos que está bem organizado para tudo ocorrer como planejado. Fazendo o que gosta, com amor, com dedicação, conseguimos realizar todas as tarefas e no final tudo dá certo. Se não der certo hoje, amanhã a gente tenta tudo de novo de forma diferente’’, completou.

Flávia Murta – Cuidar dos outros sem esquecer de si
Ser mãe e profissional é uma jornada desafiadora, mas com o devido cuidado e dedicação, é possível encontrar um equilíbrio saudável e alcançar o sucesso em ambas as áreas da vida. A médica ginecologista Flávia Murta lembra a importância de cuidar de si mesma enquanto enfrenta as demandas da maternidade e do empreendedorismo. Sua mensagem inspiradora destaca a necessidade de equilibrar o cuidado com os filhos, os negócios e, acima de tudo, consigo mesma.

“Para que você consiga estar bem na tarefa de criar seu filho, é fundamental que sua saúde física e mental esteja em dia. Ainda que a sociedade atual tenha resquícios de um histórico patriarcal, em que as mulheres levavam nos ombros boa parte dos cuidados e administração da vida dos filhos, você não pode ignorar a necessidade de olhar para si. Lembre-se que, para amar alguém plenamente, antes, é preciso amar-se de igual maneira ― e isso inclui a saúde”, enfatizou a médica.

A Dra. Flávia destaca a importância de priorizar os cuidados com a saúde. Ela enfatiza a necessidade de uma rotina saudável, incluindo exercícios físicos, boa alimentação e horas de sono adequadas. Além disso, ela recomenda práticas para aliviar o estresse, como meditação e yoga, para manter a mente equilibrada e o corpo saudável. Ela, que também é mãe, deixa um aviso importante: “Ser mãe é uma das maiores dádivas que a natureza poderia ter reservado às mulheres. Para seu filho, você é e sempre será uma heroína; para outras pessoas, talvez ‘devesse ter feito mais’. Não se importe você é um ser humano como qualquer outro. Lembre-se: para seus filhos, você é a melhor mãe do mundo. Isso é o que importa!”.

Gabriela Dal Molin – Saúde mental como foco
A Dra. Gabriela Dal Molin, gaúcha radicada em Campos há nove anos, compartilha sua jornada de construção de uma carreira enquanto cuidava de sua família. Com três filhos pequenos, Gabriela enfrentou desafios e superou obstáculos para consolidar sua presença no campo da saúde mental em Campos e região.

“Enquanto psiquiatra, atendo muitas mães. Às vezes, nos deparamos com o desafio de conciliar a maternidade com o trabalho e é necessário abdicar de algumas atividades profissionais. No meu caso, consigo conciliar todos esses papéis até hoje. Não é uma tarefa fácil, é árdua, requer muito empenho e pode gerar desgaste. No entanto, se conseguirmos organizar bem a rotina, é possível superar esses desafios”, defende a médica.

Além de seu consultório, localizado no edifício Lumina, na sala 501, Gabriela é diretora administrativa da Novos Rumos Saúde Mental, uma clínica que se tornou referência na cidade. Ela conta como a conscientização em torno do tema avançou e destaca que ainda há um caminho longo a percorrer. “Hoje em dia, falamos muito sobre empatia, mas, em contrapartida, frequentemente observamos que essa empatia permanece apenas em palavras e não se reflete em ações concretas. Lidamos com situações de sobrecarga, assédio moral e casos de burnout, que geram muita ansiedade e têm sido frequentes em meu consultório”, contou.

A médica atua ainda em outros ramos de mercado. Ela possui uma franquia de recreação infantil e se prepara para entrar no setor da gastronomia com a criação de um Sushi Bar. “Eu digo que eu me alio sempre a boas pessoas. Eu acho que o segredo que me faz prosperar na maternidade e no meu trabalho é conseguir ter boas pessoas”, completou.