O Estado do Rio de Janeiro retornou ao nível 1 do Plano de Contingência Estadual contra a Dengue, após registrar mais uma semana de queda nos números da doença. O Panorama da Dengue, elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Estado de Saúde, mostra que cinco das nove regiões de saúde do Rio de Janeiro estão no nível mais baixo.
“A dengue está recuando, mas ainda não podemos baixar a guarda. Ainda temos muitos casos e precisamos que a população continue alerta e se previna combatendo os focos de água parada em casa”, alerta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. “Apesar de ser o primeiro degrau, ainda estamos em alerta. O número de casos continua acima do da média para este período do ano. E nem todas as regiões estão na mesma situação”, explica a secretária.
O nível 1 indica que a quantidade de casos supera em até cinco vezes o limite máximo esperado para uma determinada época, com base nos dados da última década. Essa situação é observada nas regiões Metropolitana I e Baixada Litorânea, que estavam no nível 2, e da Baía de Ilha Grande, Centro Sul e Noroeste, que já apresentavam este patamar.
A Região Norte continua no nível 3, o mais alto da escala. Já a Região Serrana baixou do 3 para o 2, mesmo patamar do Médio Paraíba. Enquanto a Metropolitana II subiu do nível 1 para o 2. A avaliação de risco analisou os dados referentes às semanas epidemiológicas (SE) de 14 a 16, que correspondem ao período de 31/03/2024 a 20/04/2024.
O Panorama da Dengue detectou também redução no número de atendimentos por suspeita de dengue nas UPAS estaduais. A tendência vem desde a semana epidemiológica nove, quando foram realizados 11.460 atendimentos. Na SE 14, foram 6.400, número abaixo da média observada desde o início do ano. Depois, registrou-se discreto aumento na SE 15, com 9.489 atendimentos. Já na SE 16 foram 8.589 atendimentos.
*Números da dengue no estado*
Até o dia 6 de maio, foram registrados 233.566 casos prováveis de dengue e 139 óbitos confirmados em todo o estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência acumulada está em 1.455 casos/100 mil habitantes. Os dados da dengue são atualizados de segunda a sexta-feira e estão disponíveis no Painel Monitora da SES-RJ, no link monitorar.saude.rj.gov.br.
Fonte: Secom