×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Suspeitos são flagrados e presos por desvio de combustível da Prefeitura de Campos

De acordo com as primeiras informações, o produto era retirado de caminhão que abasteceria máquinas usadas na área rural

Polícia
Por Redação
9 de abril de 2024 - 9h53
Foto: Divulgação

A Polícia Militar divulgou nesta terça-feira (9) a detenção de três homens suspeitos de desvio de combustível da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. O Serviço Reservado (P2) do 8º BPM flagrou na Estrada de Brejo Grande, em Guarus, um motorista contratado pela administração municipal e outros dois suspeitos retirando combustível de um caminhão. O produto seria para abastecer máquinas usadas em atividades na zona rural. De acordo com as primeiras informações, o desvio foi percebido por equipes da prefeitura que acionou a PM.

Ainda de acordo com fontes ligadas à PM, o combustível usado pela Prefeitura de Campos fica em um posto na Avenida XV de Novembro, no bairro do Caju. Dois homens estariam comprando combustível desviado pelo motorista. Com eles foram encontrados galões em um automóvel utilizado para transportar o produto. Uma sindicância foi aberta para saber se há envolvimento de outras pessoas.

Fotos: Silvana Rust

O caso foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia Civil de Guarus. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos, para que se posicionasse em relação ao fato. De acordo com o Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Administração, responsável pelo controle de abastecimento de combustível utilizado nos 440 veículos da Prefeitura de Campos, entre ambulâncias, carros utilitários, tratores, caminhões e máquinas agrícolas, a gestão vem investindo no sistema de medição, realizando de forma eletrônica o controle da entrada e saída dos combustíveis.

Segundo o diretor do Departamento de Transporte, Jorge Luiz Braz, a partir do sistema de controle, nesta terça-feira (9), um motorista de caminhão-tanque foi flagrado desviando óleo diesel do município. “Com a verificação constante dos boletos de controle, vimos que a entrada e a utilização dos combustíveis estavam dando alteração. Imediatamente entramos em contato com o comando da Polícia Militar. Após levantamento, um motorista e dois receptadores foram detidos pela PM na estrada de Brejo Grande e encaminhados à 146ª Delegacia de Polícia. No momento do flagrante, eles estavam enchendo cerca de 20 bombonas de 20 litros cada”.

Por meio de nota, Braz esclarece que o caminhão-tanque tem capacidade para cerca de 3.500 litros de diesel, que é utilizado para abastecimento de caminhões e máquinas agrícolas.

“Neste caso, como o caminhão segue até o interior para abastecer as máquinas, o controle no momento do abastecimento é feito de forma manual, diferentemente do que ocorre na área central do município. Ainda assim, temos planilhas e controle dos maquinários que são utilizados, como e quando”, esclarece o diretor, acrescentando que o criminoso tentou falsificar os boletos de controle. O município vai colaborar com as investigações para que os responsáveis sejam punidos. Agora, a Polícia Civil vai investigar o quantitativo que foi desviado e se há mais pessoas envolvidas. É bom deixar claro que não compactuamos com esse tipo de atitude e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, está atenta para garantir a lisura do nosso trabalho”, finaliza Braz.

Ainda de acordo com a nota, por mês, a Prefeitura de Campos utiliza em média cerca de 53 mil litros de gasolina e 68 mil litros de óleo diesel que movimentam os veículos das secretarias, ambulâncias, ônibus, caminhões, tratores e demais maquinários.