×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mais de 12 toneladas de alimentos são arrecadados para vítimas de enchente em Santo Eduardo

Produtos do Programa de Aquisição de Alimentos serão destinados às famílias atingidas pelas fortes chuvas no distrito de Campos

Solidariedade
Por Redação
4 de abril de 2024 - 13h01

Reprodução Secom/PMCG


Famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o distrito de Santo Eduardo, na Região Norte de Campos, vão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, produtos alimentícios da agricultura familiar. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Morro do Coco fará o encaminhamento às vítimas. O Programa promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. Ao todo, serão enviadas 12,5 toneladas de produtos que vão beneficiar mil famílias. A chamada Cesta Verde é montada por goiaba, pepino, cenoura, aipim, abacate, laranja, limão e rabanete.

A inciativa foi do secretário de Agricultura de Campos, Almy Junior, que solicitou contato da coordenadora do PAA, Gleiciane Pimentel, com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), pedindo autorização de encaminhamento desses alimentos às vítimas de Santo Eduardo e demais localidades da região Norte de Campos.

“A nossa equipe vem atuando fortemente para a doação desse PAA adicional, aprovado pelo Ministério. Neste momento, estamos com foco na segurança alimentar e nutricional das pessoas desalojadas e desabrigadas, além de contribuir para que os nossos agricultores tenham opções de comercializar suas produções”, destacou o secretário.

Almy Junior anunciou ainda a criação do PAA municipal. “Vamos criar um Programa de Aquisição de Alimentos Municipal para fazer esse tipo de serviço, em que a gente compra alimento do agricultor familiar, doa para instituições de caridade e para os CRAs, que distribuem para pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

Gleiciane explica que a secretaria se organizou para uma entrega emergencial, entendendo a importância de complementar a alimentação com gêneros de valor nutricional.

“Na maioria das vezes, os produtos doados são do gênero não perecível e sabemos da importância de alimentos com valor nutricional agregado, como frutas, verduras e legumes. Pensando nisso, organizamos uma força-tarefa com os produtores rurais que oferecem esses gêneros alimentícios. É essencial que essas pessoas recebam alimentos com qualidade nutricional, e, oferecendo esses produtos, eles vão ter a oportunidade de consumir diversas substâncias importantes para a saúde”, explicou a coordenadora do Programa.

Fonte: Secom/PMCG