×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Seminário apresenta propostas para uma educação antirracista no estado do Rio

Evento promovido pela Seeduc-RJ, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil, mobiliza profissionais da rede para ações de igualdade racial

Geral
Por ASCOM
29 de março de 2024 - 8h10
Foto: Divulgação

Incentivar os profissionais de educação a lutar contra o racismo. Com esse argumento, foi realizado nesta quarta-feira (27), no Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE Rio, localizado no Andaraí, o seminário ‘Construindo uma Educação para as Relações Étnico-Raciais’, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), em parceria com o Instituto Identidades do Brasil, para a formação de profissionais de educação e equipes escolares em uma cultura antirracista. Elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, o encontro buscou ampliar o debate, propor ações de prevenção, identificação e combate ao racismo na educação pública fluminense.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, afirmou, que é muito importante os profissionais ajudarem na formulação e na execução de políticas públicas que combatam quaisquer tipos de preconceitos.

“A iniciativa do seminário reafirma a importância desta luta. É na escola que a maioria das pessoas passa a maior parte da vida. Ações antirracistas são dever de todos, não apenas para corrigir, mas para criarmos uma sociedade coletiva. Nós, da Seeduc-RJ, acreditamos que a educação é a chave para a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Que possamos compartilhar todo esse conhecimento”, defendeu a secretária.

O Programa Por uma Educação Antirracista tem o objetivo de oferecer novos elementos para a conscientização e o enfrentamento do racismo na rede estadual de ensino. A proposta é que todos estejam conscientes e engajados em ações institucionais antirracistas, e que não reproduzam situações de desigualdade, discriminações, preconceitos. Assim, a ideia é eliminar ações que resultem em práticas racistas nas unidades escolares.

A subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, acredita que essa lição deve servir de norte para todos.

“Nesta época, refletimos sobre o amor e a humanidade. É fundamental que nós, como educadores, tenhamos a dimensão da importância de nossa função social na escola, que precisa acreditar na força de transformação que ela tem. Estamos ressaltando a importância da igualdade, do respeito e da justiça. O estabelecimento de uma educação antirracista é fator determinante para ajudar a reduzir a exclusão escolar”, disse a subsecretária, acrescentando que esta ação acontecerá também nas outras regionais da rede estadual.

Durante o evento, foram realizados debates, atividades culturais e palestras do professor João Marcos Bigon (‘A agenda antirracista nas escolas’ e ‘A aplicação das leis federais 10.639/03 e 11.645/08 e as normas relativas à educação básica’), além de emocionantes apresentações de alunos do Colégio Estadual João Alfredo, de Vila Isabel, Zona Norte do Rio.

Para Tom Mendes, diretor institucional do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), ações como esta estimulam não só os profissionais, mas toda a comunidade escolar a refletir sobre o tema.

“Racismo é crime. Temos que ir além disso. Devemos adotar o ‘Sim à Igualdade Racial’. O nosso objetivo é que a educação antirracista seja ampliada, discutida e que os debates sejam contínuos. Momentos como esse nos faz seguir nosso objetivo como instituto, de acelerar a promoção da igualdade racial com empregabilidade, engajamento e educação”, frisou o diretor.

Fonte: Secretaria Estadual do Estado do Rio de Janeiro