O nível da Lagoa de Cima, na região serrana de Campos, elevou 5 cm entre essa quarta (27) e a manhã (28) desta quinta-feira, segundo dados do Instituto Estadual do Ambiente. Com 6,76 metros, a água já cobre totalmente partes da RJ 208 e da estrada de Santa Rita. Moradores enfrentam, ainda, problemas com o fornecimento de energia.
Na última sexta (22), antes das fortes chuvas que caíram na região, o nível da lagoa estava em 4,97m, de acordo com o Inea. O acumulado da elevação chega a 1,79m. O órgão não estabeleceu uma cota de transbordamento para o corpo hídrico.
Leia também: Feriado de Semana Santa terá temperaturas amenas e maior possibilidade de chuva no sábado
O secretário da Associação de Moradores e Amigos do Canto da Lagoa, Wellington Cordeiro, afirmou que a comunidade continua enfrentando muitos problemas de falta de energia e que moradores têm dificuldades para registrar as reclamações com a empresa responsável.
Nessa terça, a Defesa Civil municipal informou que monitora os níveis das águas dos rios Urubu, Mocotó e Imbé que deságuam na Lagoa de Cima e impactam diretamente o nível da lagoa. Como medida preventiva ao possível transbordamento da Lagoa, a Secretaria de Agricultura iria deslocar draga-balsa. A equipe de reportagem não conseguiu confirmar se o serviço foi realmente realizado.