×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Exposição sobre Mercedes Baptista segue em cartaz no Museu Histórico

A visitação acontecerá até o próximo dia 20, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h

Cultura
Por Redação
13 de março de 2024 - 8h41
Foto: Antônio Filho

Seguem em cartaz, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), a exposição “Mercedes Baptista – O Poder da Mulher Negra na Dança”. O acervo conta a história da campista que foi a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a grande precursora da Dança Afro no Brasil. A visitação acontecerá até o próximo dia 20, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. O Museu funciona no Solar do Visconde de Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador e tem a administração da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Nascida em 20 de maio de 1921, Mercedes Baptista dedicou sua vida ao universo da dança, vencendo preconceitos diversos. Além de ter sido a primeira negra a integrar o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a artista foi responsável pela criação do balé afro-brasileiro, inspirado nos terreiros de Candomblé. Mercedes faleceu em 19 de agosto de 2014, aos 93 anos de idade, no asilo onde morava, em Copacabana.

O acervo da exposição foi doado ao município, em 2022, ficando sob a guarda do Museu. Além dos bonitos figurinos, estão expostos alguns dos prêmios recebidos por Mercedes, em sua brilhante carreira, como o Estandarte de Ouro – prêmio do Carnaval do Rio, concedido pelos jornais O Globo e Extra – de Personalidade de 2009, pelo desfile na Unidos de Vila Isabel.

Fonte: Prefeitura de Campos