×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A idealização de uma cidade inteligente

Joice Pedra vislumbra desenvolvimento e aponta potencial crescimento de SJB

Entrevista
Por Clícia Cruz
4 de março de 2024 - 0h15
Foto: Arquivo Pessoal

Bióloga de formação e com experiência em empresas públicas, privadas e multinacionais, na gestão social, ambiental e administrativa, Joice Pedra foi convidada em 2017, pela então Prefeita Carla Machado, a estar à frente da pasta do Meio Ambiente e Serviços Públicos. No decorrer dos anos, foi subsecretária de Pesca e Aquicultura, primeira suplente do PL, ocupou cadeira na Câmara Municipal de São João da Barra e foi superintendente interina de Trabalho e Renda. Desde maio de 2022, Joice recebeu o desafio de ser secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município. Dentre as ferramentas para alavancar o desenvolvimento do município, Joice destaca o Fundo de Desenvolvimento Sustentável Sanjoanense, o FUNDESSAN, o balcão de oportunidades, desenvolvido em parceria com o IFF Fluminense e o CONECTA SJB, ferramenta que une empresas a potenciais clientes.


Qual o maior desafio na função de secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico?
Um dos desafios é a mudança de cultura da população com a transformação da economia local, pois a instalação do Complexo Portuário do Açu e operações da indústria portuária requerem funções e qualificações específicas para a geração de trabalho e renda. Outro grande desafio, o qual a Prefeita Carla Caputi já vem trabalhando muito bem, mas que demanda de grande planejamento e investimento é a infraestrutura, como saneamento, pavimentação de ruas, criação de novas estradas para atender as áreas industriais e atração de grandes negócios, que impactam diretamente e positivamente no crescimento de SJB.

Qual a sua meta até o encerramento da gestão?
Minha meta será sempre contribuir com políticas públicas e ações que venham proporcionar oportunidades de atração de investimentos, aumento da arrecadação de receitas, geração de emprego e renda, programas educacionais, ações sustentáveis de estímulo ao crescimento econômico, social e ambiental e, melhoria na infraestutura territorial, promovendo a qualidade de vida de nossa população.


Que projetos você considera essenciais para o desenvolvimento de São João da Barra?
Projetos de qualificação profissional, valorização da mão de obra e comércio local, relações institucionais com empresas do Complexo Portuário do Açu para dirimir as Diretrizes do Município com objetivo de evolução em conjunto, planos e programas para atração de empresas e negócios, a fim de fomentar a economia.

Com relação à parte tecnológica, o que você destaca?
A Secretaria vem utilizando tecnologia digital para poder transformar e fomentar o Município. Podemos citar como exemplos o Sistema Automatizado de Gestão de Empregabilidade – SAGE, nosso balcão de oportunidades, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal Fluminense (criado por alunos do IFF-SJB supervisionados), empresa GNA – Gás Natural Açu S/A e nossa equipe, além do CONECTA, portal web voltado para dar visibilidade a empreendedores locais fomentando o comércio interno, aumentando de renda e gerando mais empregos.

Como o FUNDESSAN funciona e a que empresários vai beneficiar? 
O Fundo tem como principal objetivo prover recursos para o fomento de ações, programas e projetos de desenvolvimento sustentável nos diferentes setores da economia, exclusivamente dentro do Município. O Empréstimo Fácil será destinado apenas para pessoas jurídicas sediadas em SJB que não ultrapassaram R$ 360.000 de faturamento nos últimos 12 (doze) meses ou no último ano calendário; produtores rurais, pescadores e marisqueiras cadastrados na Secretaria de Pesca e Aquicultura de São João da Barra e nos órgãos responsáveis e pessoas físicas quando se tratar de aquisição de equipamentos de geração de energia renováveis para o próprio consumo, desde que os imóveis estejam cadastrados na Secretaria de Fazenda.

E o Conecta SJB, como ele funciona?
O CONECTA SJB surge para o fortalecimento empresarial no Município. É uma plataforma digital, criada através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SMDET) e Planejamento e Informatização (SMPI), para unir as empresas aos potenciais clientes no município, principalmente do Complexo Portuário do Açu, dando visibilidade aos fornecedores e serviços, estabelecendo conexões comerciais mais ágeis, competitivos, transparentes e sustentáveis. 

Você ocupou cadeira na Câmara de vereadores e hoje está secretária. Você acredita que na gestão atual vocês estão conseguindo manter o foco no desenvolvimento? Como você enxerga São João da Barra daqui a 20 anos? 
Claro que sim, a nossa Prefeita Carla Caputi vem mantendo o compromisso com o desenvolvimento em todas as áreas, destacando-se na área sócio econômica com o crescimento da qualificação profissional e da empregabilidade local. Daqui a 20 anos certamente já teremos consolidado o Porto do Açu, como o segundo ou até mesmo o principal porto do Brasil. Grandes portais se abrirão neste momento de Transição Energética e o porto se destaca como principal ator para essa transição. Somos um diferencial por nossa terra, nosso povo, nosso governo e um portal de desenvolvimento para o Estado e para o País. Além disso, idealizo uma cidade inteligente que usará a tecnologia para melhorar a eficiência política- econômica e apoiar no desenvolvimento como todo. Estaremos ligados e preparados.