×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Subsecretário de Mobilidade analisa críticas às ciclofaixas, e diz que Guarus terá mais vias exclusivas para bicicletas

Sérgio Mansur participou do programa Manhã J3; ele defendeu a implementação das faixas específicas para ciclistas em Campos

Cidade
Por Ocinei Trindade
26 de janeiro de 2024 - 10h31
Ciclofaixas novas mudam o trânsito de Campos (Foto: Silvana Rust)

Durante esta semana, o J3News destacou a reportagem especial “Ciclofaixas dividem opinião na cidade” (leia aqui) no site de notícias, na televisão, e, principalmente, nas redes sociais. Diversas pessoas se manifestaram favoráveis e contra às novas vias exclusivas para ciclistas, implantadas pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, participou do programa Manhã J3. Ele defendeu as medidas do governo e considerou adaptações no Centro e ampliação da malha cicloviária em Guarus, ainda este ano.

Leitores e internautas comentaram nas redes sociais sobre diferenças de largura e extensão de determinadas ciclofaixas na área central de Campos. Alguns reclamam sobre perda de vagas para estacionamento, sobretudo comerciantes. Ausência de ciclofaixas em determinadas vias, como as Ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro José Fernandes, é motivo de críticas. De acordo com o IMTT, neste momento não há previsão de faixas para ciclistas nestes endereços.

Parte da Rua Formosa não possui ciclofaixa, o que obriga o ciclista andar no meio da pista (Foto: Josh)

Ciclofaixa incompleta

A Avenida Alberto Torres ganhou ciclofaixas bidirecionais com mão dupla em um longo trecho. A Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) também passou a contar com ciclofaixa mais larga, o que extinguiu centenas de vagas para estacionamento de veículos. Alguns ciclistas se queixam que nem toda a Rua Formosa possui ciclofaixa. O acesso exclusivo existe a partir do cruzamento com a Rua Barão da Lagoa Dourada, e se estende até o bairro do Jóquei Clube.

Ciclofaixa da Formosa começa a partir do cruzamento da Rua Barão da Lagoa Dourada com Rua Tenente Cel.Cardoso (Formosa) – Foto Josh

O ciclista que se desloca pelo prolongamento da Avenida 28 de Março, no Parque São Caetano e Leopoldina, e quer entrar no cruzamento com a Rua Formosa, precisa transitar no meio da via, pois não há ciclofaixa. No local, carros estão estacionados como sempre estiveram antes do IMTT alterar o trânsito para implantação da nova ciclofaixa.

Trecho da ciclofaixa da Rua Formosa

“Nós constatamos que todas as ciclofaixas foram implantadas em função de análise de fluxo, de demanda de trânsito. Então, nós conectamos a partir da Rua Barão da Lagoa Dourada para atender os estudantes do IFF e do Liceu. Não constatamos um fluxo grande antes da Barão da Lagoa Dourada (Rua Formosa próximo à 28 de Março). Eu já expliquei aqui (no programa Manhã J3), nós estamos sempre em uma dinâmica de análise, vendo a necessidade de ampliação. Nós estamos equilibrando a necessidade de implantação com o impacto ao comércio. No momento vai ser assim, ela vai começar na Barão da Lagoa Dourada”, explica Sérgio Mansur.

O IMTT afirma que os tamanhos das ciclofaixas estão de acordo com a regulamentação do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ciclofaixas em Guarus

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, foi questionado sobre a necessidade de criar e ampliar o número de ciclofaixas em bairros e nas principais vias do subdistrito de Guarus. Nas redes sociais do J3News, diversos ciclistas se queixaram de não existirem faixas exclusivas para bicicletas e dos riscos diários no trânsito pesado da região.

Subsecretário Sérgio Mansur

De acordo com Mansur, as ciclofaixas estão acompanhando as obras de asfaltamento na cidade para fazer a sinalização.

“Guarus vai receber uma quantidade imensa de asfaltamento de ruas, e, consequentemente, serão implantadas as ciclofaixas. A Avenida Tancredo Neves contará com uma ciclofaixa em direção à Ponte Barcelos Martins e Barão de Miracema. As avenidas Carmen Carneiro (Jardim Carioca/Jardim Aeroporto) e José Carlos Pereira Pinto (Parque Calabouço) estão na lista de projetos que devem ser implementados durante o ano”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Ciclofaixas dividem opinião na cidade

Novas ciclofaixas de Campos são analisadas por urbanista: “carecem de complemento”

Geral

Carlos Frederico

Há 8 horas
Geral

Gê Lyrio

Há 8 horas
Geral

Fábio Abud

Há 8 horas
Geral

Maysa Victoria

Há 8 horas