×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aniversariantes do mês de janeiro

Aniversariantes do mês de janeiro

Geral
Por Eliana Garcia
21 de janeiro de 2024 - 0h01




Antes de tudo, parabéns! Um excelente ano novo para todos! Mas janeiro não é um dos melhores meses para se fazer aniversário. Se pudéssemos escolher, escolheríamos maio, junho, julho, setembro…

Em janeiro, boa parte das pessoas estão de férias viajando e as festas correm o risco de ficarem esvaziadas. Nesses casos, é preciso checar a lista de convidados, organizar a quantidade de comes e bebes de acordo com o número de pessoas que comparecerão. Caso contrário, no dia seguinte, é aquela geladeira cheia de sobras.

Um outro fator importante é o número alto de pagamentos que temos que fazer no início do ano: IPVA, imposto sobre a propriedade de veículos; licenciamento do carro (em alguns estados esse pagamento pode ser feito em outra época); IPTU, imposto predial e territorial urbano (à vista, é possível conseguir uma porcentagem de desconto); despesas escolares: uniformes, matrículas (ensino privado), livros, cadernos etc. ; Seguros (de casa, do automóvel, de vida, de celulares e outros) têm renovação anual e pode ser preciso efetuar o pagamento no começo do ano; boletos e pendências financeiras do ano passado; viagem de férias… A essa altura, o décimo terceiro já era… Haja dinheiro!

Fazer aniversário em meio a esse mar de pagamentos não é fácil. O presente fica para depois. A comemoração dá lugar a um bolinho simples comprado na padaria da esquina. As pessoas da família também querem descansar nas férias. Vão veranear na praia, na montanha ou passar uns dias na casa de um parente ou de um amigo que mora em outro lugar. Tudo que querem é ficar longe da rotina e mudar de ares. Muitas vezes, o que conseguem é mais cansaço.

Por falar em veranear, ainda tem a chuva para respingar na comemoração dos aniversariantes de janeiro. É preciso consultar a previsão do tempo.

Mesmo com tantas dificuldades, vale a pena  comemorar mais um ano de vida, mais trezentos e tantos dias que tivemos para aprender, para nos humanizarmos cada vez mais e procurarmos ser felizes.

Vale a pena ir apagando velinhas e ir colecionando anos e anos!

Vale a pena, porque cada ano é uma oportunidade de refazer rotas, trilhar novos caminhos, abandonar velhos preconceitos, alimentar outros sonhos e seguir em frente mesmo com os atropelos do mês de janeiro.