×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bem-vindo, Ano Novo!

.

Geral
Por Eliana Garcia
31 de dezembro de 2023 - 11h13

 A expressão Ano Novo é também chamada Réveillon. A palavra veio do francês e significa “despertar”,  “acordar” em referência à nova etapa de vida que, aparentemente, se inicia. Esse termo era utilizado para referir-se a festas da nobreza francesa durante o século XVII e, ainda, a festas que duravam até o amanhecer. Essa tradição francesa chegou a muitos países, incluindo o Brasil.

Os judeus, os mulçumanos e os chineses não comemoram o Ano Novo no dia primeiro de janeiro, pois a celebração neste dia é uma tradição, principalmente, ocidental e cristã.

 O Ano Novo judaico é celebrado entre final de setembro e o início de outubro numa festa mais familiar.

Os muçulmanos comemoram, principalmente, com muitas orações e meditação. Como o calendário utilizado por eles é lunar (meses medidos pelas fases da lua),diferente do calendário gregoriano padrão, a data dessa comemoração varia.

O marco para o início do novo ano dos mulçumanos é a partida do profeta Maomé para a cidade de Medina que se deu em determinada época do ano.

Os chineses também não têm uma data fixa para celebrar a virada do ano, uma vez que seguem o calendário chinês (lunissolar). Eles comemoram, oficialmente, durante três dias, mas geralmente as festividades duram uma semana. É um momento de atrair prosperidade para o ano que se inicia e de reunião familiar.

 É a festa mais popular, tradicionalmente celebrada com muitas lanternas vermelhas, entrega de envelopes vermelhos, fogos de artifício, danças do Leão e danças do Dragão.

Na China, essas festividades são conhecidas como Festival da Primavera ou como Ano Novo lunar.

Seja aqui ou acolá, o novo ano que se inicia é oportunidade para agradecer, reconciliar, confraternizar, expressar amor e respeito, refazer planos, alinhar sonhos, traçar metas… E, ainda, despertar, como o termo francês – Réveillon- sugere, com um novo olhar sobre problemas antigos, respirar e tocar em frente.

Não gosto muito de ano par. Mas torço para que este seja diferente e me traga muitas alegrias.

Dois mil e vinte e quatro, seu nome é ESPERANÇA!

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS!