×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Secretaria de Agricultura lança 2ª edição do maior programa de capacitação técnica do agronegócio fluminense

PESAGRO-RIO será responsável por implementar o Programa CapacitAgro, com 24 projetos e mais de 500 bolsistas em todo o Estado

Agricultura
Por ASCOM
9 de dezembro de 2023 - 10h50
(Foto: Arquivo/Silvana Rust)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), através da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), lançou a segunda edição do Programa CapacitAgro, que tem como objetivo o fortalecimento das principais cadeias produtivas e econômicas do agronegócio fluminense. 

O CapacitAgro chega à sua segunda edição com um edital inédito e exclusivo para as ações de pesquisa e desenvolvimento da PESAGRO-RIO, com 24 projetos de pesquisa direcionados para o desenvolvimento de cadeias produtivas chaves para a economia fluminense.

O programa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), vai permitir a capacitação de mais de 500 bolsistas em todo o estado do Rio de Janeiro.

“O desenvolvimento da pesquisa é fundamental para o crescimento do setor agropecuário do nosso estado. O Capacitagro fomenta esse crescimento através de projetos inovadores e da formação de mão-de-obra qualificada. Esse é mais um passo importante no fortalecimento do agronegócio fluminense”, afirma o secretário de Agricultura, Dr. Flávio Campos.

Através de parcerias com instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, a PESAGRO-RIO reforça seu papel de promotora de inovações tecnológicas através da pesquisa pura e aplicada. A maioria dos projetos são de pesquisadores da própria instituição, mas há também projetos desenvolvidos em parceria com Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade de Vassouras.

“A PESAGRO-RIO é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Nosso compromisso é com o desenvolvimento rural sustentável do Rio de Janeiro, e para isso precisamos investir em pesquisa e capacitação. Temos projetos nos mais variados campos do agronegócio e certamente veremos resultados formidáveis ao longo dos próximos anos”, garante o presidente da PESAGRO, Paulo Renato Marques.