×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Filme “Rio, Negro” é exibido gratuitamente no Cine Darcy, da Uenf

O diretor Fernando Sousa, ex-aluno de Ciências Sociais, estará presente e vai debater os temas abordados pelo longa após a sessão

Cinema
Por Redação
16 de outubro de 2023 - 9h53
Rio a Capital Negra do Brasil, Rio de Janeiro (Divulgação-Uenf)

Na quarta-feira (18), a partir das 16h, o filme “Rio, Negro” será exibido gratuitamente na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. O mais recente documentário da Quiprocó Filmes aborda e demarca os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas no Rio de Janeiro devido à presença e à influência de pessoas de origem africana. O diretor do filme, Fernando Sousa, ex-aluno de Ciências Sociais da Uenf, estará presente e vai debater os temas abordados pelo longa após a sessão.

A exibição é parte da programação da XV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF-UFRRJ que tem como tema: “A extensão como interação entre o desenvolvimento sustentável e a produção de conhecimento”. É necessário se inscrever previamente para o evento pelo link: https://www.even3.com.br/mostradeextensao2023/.

“Rio, Negro” estreou em março de 2023 nos cinemas, tendo sido selecionado recentemente para o Dubai Festival 2023 sendo exibido em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Palmas, Balneário Camboriú, Porto Alegre, entre outras. Também integrou a seleção oficial do Dubai Festival 2023, e atualmente concorre ao prêmio de Melhor Documentário sobre a Diáspora no 19th African Movie Academy Awards.

O longa aborda e demarca – por meio de entrevistas com grandes personalidades e intelectuais cariocas, além de imagens históricas – os processos sociais, políticos e as profundas transformações ocorridas entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX no Rio devido à presença e à influência de pessoas negras de origem africana.

“É fundamental criar novas narrativas e inverter esse olhar do suplício e do açoite que é constantemente associado à história da população negra. Em ‘Rio, Negro’ invertemos essa lógica, abordando outros olhares como a sofisticação estética e a contribuição destas pessoas em campos como a arte, a ciência, a gastronomia, a linguagem”, diz Fernando Sousa.

“Rio, Negro” também foi apresentado no 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS, o 11º FIFER, no 9º Santos Film Fest 2023 (menção honrosa na Competição de longa-metragens), no 27th Inffinito Brazilian Film Festival 2023, no II Festival Casa Sueli Carneiro 2023 e no 12° Festival Internacional de Cine Político 2023.

O longa é apresentado e financiado pela Casa Fluminense, uma organização da sociedade civil que constrói coletivamente políticas e ações para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e traz uma perspectiva afrocentrada sobre a formação da cidade, revelando o protagonismo individual e coletivo da população negra, bem como a perseguição institucional que culmina na transferência da capital para Brasília também como uma estratégia de apagamento desta população.

A história é contada por meio de depoimentos de importantes ativistas do movimento negro, artistas, arquitetos e outros pensadores da cidade, tais como o ator Haroldo Costa, o escritor Luiz Antonio Simas, a vereadora Tainá de Paula, o carnavalesco Leandro Vieira, o ritmista Eryck Quirino, a atriz Juliana França, a ialorixá Mãe Meninazinha de Oxum, a historiadora Ynaê Lopes, os pesquisadores Christian Lynch, Nielson Bezerra e Eduardo Possidonio, entre outros.

Fonte: Ascom

Geral

Fábio Abud

Há 14 minutos
Geral

Pérolas

Há 14 minutos
Geral

Gê Lyrio

Há 14 minutos
Geral

Nasceu na Lilia

Há 14 minutos
Geral

“Noite Itália”

Há 14 minutos
Geral

Hermínia Sepulveda

Há 14 minutos