×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

É fake vídeo que mostra suposto arrastão no Túnel Rebouças

Registro foi feito em Salvador, na Bahia, durante filmagens para web série veiculada no Youtube pelo canal "Portal da Realidade"

Fake News
Por Redação
14 de fevereiro de 2023 - 11h21
Vídeo mostra gravação de web série como se fosse ação de bandidos. (Foto: Reprodução)

É fake o vídeo de supostos bandidos fazendo arrastão no Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. A publicação, feita por um usuário do Twitter, viralizou nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas. Na legenda, o usuário ironiza a violência na cidade e sugere que foliões evitem a capital durante o Carnaval. As imagens mostram cerca de 10 homens supostamente armados cercam e levam dois carros de passeio. O registro, no entanto, foi feito em Salvador, na Bahia, durante filmagens para web série veiculada no Youtube pelo canal “Portal da Realidade”.

No post que viralizou, o vídeo acompanha a seguinte mensagem: “Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. Vem para o Rio você também. É Carnaval, deve ser um bloco de rua. Vem”. O assunto foi um dos mais comentados na manhã desta terça-feira (14), e chegou a figurar entre os “trending topics” do Twitter no Brasil.

Diferentemente do que foi publicado pelo perfil e replicado por outros usuários, no entanto, a filmagem é parte das gravações da web série “Corrupção dentro da favela”, que já tem cinco episódios veiculados no Youtube. O vídeo original foi divulgado na conta do Instagram do criador de conteúdo “Da 12 Oficiall”.

No trecho, é possível ver um cinegrafista segurando uma câmera enquanto acompanha a ação fictícia do roubo dos automóveis. Além do equipamento operado pela equipe, há um drone sobrevoando de perto o local enquanto os atores atuam. O endereço da gravação citado nas redes também não procede. Os takes foram feitos no túnel Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, no estado da Bahia. Veja abaixo

https://twitter.com/adilsonesp/status/1625385285335777281

Segundo a produção, os órgãos públicos autorizaram as filmagens. Após a repercussão, a conta do “Portal da Realidade” deu detalhes sobre o processo de gravação das cenas. “Para quem quer saber o motivo da nossa gravação no túnel da Luís Eduardo, autorizada pelos órgãos competentes pela Trans Salvador e pelo órgão do estado da Bahia, veja em nossa web série que será lançada, nesta sexta-feira agora, em nosso canal do YouTube”, escreveu o perfil Portal da Realidade no Instagram. A obra, lançada na internet, busca conscientizar os jovens a respeito da criminalidade.