×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: lobo-guará é filmado circulando em rua da localidade de Venda Nova, em Campos

Cena foi registrada por uma câmera de segurança durante a noite, no último domingo

Meio Ambiente
Por Redação
2 de fevereiro de 2023 - 9h07
(Foto: Reprodução)

Em Campos dos Goytacazes, circula o vídeo de um lobo-guará passeando pela rua na noite de domingo (29) que chamou a atenção de moradores da localidade de Venda Nova, na Baixada Campista. Com nome científico de Chrysocyon brachyurus o mamífero vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. É comum no bioma do Cerrado.

Em contato com a reportagem do J3News, o responsável pelo grupamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), Ralph Matos Xavier, afirma não ter recebido nenhuma ligação para resgatar um lobo-guará até esta quinta-feira (2).

O biólogo e agente de defesa ambiental Bruno Lemos afirma que não é comum esse animal circular pelas ruas, mas devido à destruição causada ao seu habitat natural, essas cenas vêm aumentando nos últimos meses. É recomendado pelos especialistas que os moradores nunca se aproximem ou tentem efetuar a captura.

“Não é normal ele circular por essa área, mas tem sido cada vez mais comum por conta de destruição do habitat desse animal, que é típico do cerrado. Isso tem forçado o lobo-guará a se deslocar em busca de abrigo e alimento. Cada vez mais o vemos próximo às áreas urbanas, onde antes nunca se teve registro”, pontua.

Bruno também reforça que o lobo-guará evita o contato humano, mas recomenda que as pessoas tomem cuidado ao ver o animal circulando na área urbana:

“Um animal silvestre sempre representa perigo. Na teoria, esse animal é muito arisco e foge de qualquer contato humano. É muito difícil se aproximar dele, se o mesmo tiver uma rota de fuga. Mas, se for acuado e não conseguir fugir, aí, sim, poderá tentar se defender atacando”, explica.

Ao se deparar com o animal, deve-se fazer contato com os órgãos ambientais locais, no caso o Grupamento Ambiental de Campos (22 98175-0207) ou Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que atende pelo número 2731-6494.