×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cota do Rio Paraíba do Sul ultrapassa 9m e Prefeitura de Campos quer obra por 24 horas no dique

Secretário de Obras, Fábio Ribeiro, enviou documento ao Governo do Estado do Rio solicitando a agilidade

Geral
Por Redação
8 de janeiro de 2023 - 12h30
Foto: César Ferreira/divulgação Prefeitura de Campos

O Rio Paraíba do Sul vem tendo uma taxa de elevação de 3 a 5 centímetros por hora, atingindo a cota de 9,02 às 8h deste domingo (8). A Defesa Civil informou que esta cota não atinge a área do dique que desabou na Avenida XV de Novembro, no Centro. A Secretaria de Obras e Infraestrutura solicitou à Secretaria de Estado das Cidades que as obras sejam realizadas em 24 horas.


O Setor de Monitoramento da Defesa Civil alertou na última quarta-feira (4) sobre a possibilidade de chuvas significativas não somente em Campos, como nas regiões de influência hídrica para o município. Em Campos houve, até o momento, registro de chuvas fracas a moderadas, porém em regiões de grande significância para a bacia do Rio Paraíba do Sul, houve precipitações volumosas.


Há possibilidade de novas chuvas nas regiões de influência hídrica para o Paraíba nos próximos momentos e devido a continuação do recebimento de considerável volume de água é esperada uma continuação de taxa de elevação entre 2 e 5 centímetros, por hora, para as próximas horas.


A Defesa Civil está monitorando de forma ininterrupta todo o cenário hídrico e elaborando estratégias de ação de acordo com a mudança do quadro.

Dique –  Sábado (7), o secretário de obras Fábio Ribeiro enviou uma solicitação ao Governo do Estado do Rio de Janeiro – que promove a obra no dique que cedeu na avenida XV de Novembro, no Centro – para que a obra seja realizada em regime 24 horas. “Estamos em contato direto com o gabinete do secretário Uruan Andrade e, por ofício enviado por e-mail, no final da manhã de ontem (sexta, 6), fizemos a solicitação, justificada pelas previsões de chuvas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que devem elevar o nível do Paraíba, em Campos. Também encaminhamos matérias de jornais desse período, no ano passado, mostrando como a cota do rio ficou elevada”, justificou o secretário. 

Ascom