×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Livraria mais antiga do Brasil ainda em atividade, Ao Livro Verde, tem placa comemorativa de 100 anos furtada

Crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira

Polícia
Por Redação
14 de dezembro de 2022 - 11h31
Placa furtada nesta madrugada (Foto: Silvana Rust)

Funcionários da centenária livraria Ao Livro Verde, tiveram uma ingrata surpresa ao chegarem para iniciar o expediente, na manhã desta quarta-feira (14), e constatarem que a placa comemorativa de 100 anos do estabelecimento havia sido furtada durante a madrugada.

Proprietário da livraria, que tem 178 anos e foi reconhecida pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a mais antiga do Brasil ainda em atividade, Ronaldo Sobral lamentou o ocorrido.

Ronaldo Sobral (Foto: Silvana Rust)

“Fico muito chateado. Essas placas simbolizam a nossa história. Tive até que colocar algumas outras que estavam do lado de fora para dentro do estabelecimento, pois fiquei com receio de levarem também”, explica.

Ronaldo contou, ainda, que as câmeras do circuito de segurança da livraria não estão funcionando, o que impossibilitou de registrar o crime.

Ao Livro Verde

Inaugurada no  dia 13 de junho de 1844, a livraria Ao Livro Verde fica localizada na rua Theotônio Ferreira de Araújo, no Centro de Campos. É 112 anos mais jovem que a livraria mais antiga do mundo, a Bertrand, que fica em Lisboa e tem 287 anos.

Desde que foi inaugurada, a livraria tem história para contar. Já vendia seus livros na época em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, e quando o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 15 de novembro de 1889. A livraria também “passou” por duas guerras mundiais: a Primeira, de 1914 a 1918; e a Segunda, de 1939 a 1945.

Placa localizada na parte inferior da imagem foi furtada (Foto: Arquivo)