A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) inaugurou, nesta quarta-feira (26), dia que marca o centenário de Darcy Ribeiro, um painel em grafite que homenageia o antropólogo, idealizador da unidade de ensino, e outras duas figuras seminais para sua existência: Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto arquitetônico, e Leonel Brizola, à época governador do Estado, que batiza o Campus.
Localizado em frente ao prédio da Reitoria, o painel, batizado “Mural dos Imortais”, foi criado pelo ilustrador Breno Medeiros, bolsista do projeto de extensão Rede Social UENF. Com 2,6 metros de altura por 22 metros de largura, a arte levou cinco dias para ficar pronta.
“Como são figuras muito icônicas aqui e a maioria das representações deles são em fotos, optei por não usar cor, mas traços, destacando elementos marcantes das feições deles. Quis fazer essa coisa mais etérea, como se fosse a essência da universidade”, explica Breno, que é aluno de Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense (IFF) e bolsista da Uenf.
LEIA MAIS
Uenf promove debate sobre educação no centenário de nascimento de Darcy Ribeiro
O trabalho contou com colaboração do artista Anderson da Silva Santos, do IDE Studio Criativo.
“O Breno é meu colega de turma no IFF. Então, eu recebi o convite. Já existia essa ideia de homenagear Darcy, Niemeyer e Brizola com o painel. A gente pegou essa configuração, distribuímos na metragem quadrada do painel, fizemos os encaixes e aí foi feito o trabalho de pintura”, detalhou Anderson, que também é bolsista da Uenf e fez a direção de arte do projeto.
De acordo com o reitor da unidade de ensino, Raul Palacio, o Painel dos Imortais cumpre três funções.
“A primeira é educativa. Fizemos essa homenagem ao Darcy para as pessoas reconheçam nele tudo aquilo que a universidade faz pela sociedade. A segunda é lembrar o trio por ter pensado em um projeto tão bonito quanto o da Uenf. É importante, nos 100 anos do Darcy, nos 100 anos do Brizola e nos dez anos do falecimento do Niemeyer, prestar esse tributo. A terceira é simplesmente a universidade. É mais um lugar onde ela se entrega à comunidade. Esse mural vai passar para a história da nossa instituição”, finaliza Palacio.
Inaugurada em 1993, a UENF começou a ser pensada em 1991, quando o então governador Leonel Brizola delegou ao professor, sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação da nova universidade. O projeto de arquitetura ficou a cargo de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.
Darcy cercou-se de pensadores e pesquisadores renomados para elaborar o projeto e apresentou-a como a ‘Universidade do Terceiro Milênio’. Previu a presença da UENF em Macaé (RJ), onde viriam a ser implantados os Laboratórios de Engenharia e Exploração do Petróleo (Lenep) e de Meteorologia (Lamet).